Buscar

O que é Displasia broncopulmonar de membrana Hialina?

💡 2 Respostas

User badge image

Danny Matute

Displasia broncopulmonar é uma doença resultante de agressões causadas pelo tratamento de recém-nascidos prematuros ou com doenças pulmonares, tais como infecções, acúmulo de líquidos, malformações pulmonares, etc. Os pulmões não estão completamente formados ao nascimento, de tal modo que o número de alvéolos aumenta muito nos 2 anos de vida primeiros anos de vida.

Quando o recém-nascido prematuro precisa de ventilação mecânica para sua sobrevivência, essa resulta numa inflamação pulmonar, que produz cicatrizes pulmonares e interfere com o desenvolvimento normal dos pulmões.

A lesão pulmonar que ocorre nas crianças com displasia deixa a criança com dificuldade para respirar, respiração acelerada e dependência de oxigênio, além de chiado no peito e tosse. Todos estes sintomas tendem a melhorar com o passar do tempo e com o crescimento pulmonar normal, desde que a criança receba tratamento adequado. (fonte:http://www.spsp.org.br/2008/01/24/displasia_broncopulmonar/)

0
Dislike0
User badge image

Goretti Policarpo

É uma complicação muito frequente nos anos anteriores a descoberta do surfactante. Os prematuros nascidos antes de completarem 34 semanas de idade gestacional apresentavam pulmões imaturos com deficiência de surfactante, desenvolvendo a membrana hialina, hoje denominada síndrome do desconforto respiratório (SDR). Nesse caso, precisavam de ventilação mecânica e muitas vezes oxigênio a 100% na reanimação em sala de parto e na unidade neonatal e demoravam ser extubados. O oxigênio libera radicais livre que lesão o parênquima pulmonar, causando fibrina e dificulta as trocas gasosas. Enfim esses prematuros desenvolvia displasia broncopulmonar (DBP) e passavam meses dependendo de oxigênio, só melhoravam quando o tecido pulmonar crescia. Hoje quase não se ver prematuros com DBP, resultado de muitas ações que induzem a maturação do pulmão do prematuro, como uso de corticoide ante natal nas gestantes com risco de trabalho de parto prematuro, reanimação quando indicada com O2 em concentrações baixas, uso do CPAP em sala de parto, surfactante quando indicado e desmame precoce da ventilação mecânica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais