Buscar

direitos humanas terão sempre a mesma hierarquia das normas constitucionais?

💡 4 Respostas

User badge image

Alexsander de Andrade

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, ao elevar a Dignidade da Pessoa Humana como princípio fundamental, aliada a previsão de que o Brasil rege-se em suas relações internacionais, entre outros, pelo princípio da prevalência dos direitos humanos, consagrou a dignidade humana como princípio norteador de toda a interpretação constitucional, restando evidente a intenção do constituinte originário de inserir o país no contexto da proteção dos direitos humanos fundamentais, garantindo plena eficácia a tais normas. 

Tal entendimento tinha como base o fato de que a Constituição não havia conferido de modo explícito, a primazia dos tratados internacionais sobre o direito interno. Assim, em caso de eventual conflito entre tratados internacionais, de qualquer natureza, com leis infraconstitucionais, tinha-se como regra para a solução do embróglio, a aplicação do critério cronológico lex posterior derogat priori.

No caso de conflito das normas convencionais com o texto da Constituição, deveria prevalecer a norma que melhor protegesse os interesses da vítima, seguindo o princípio da primazia da norma mais favorável à pessoa humana.

1
Dislike0
User badge image

Helo L

Não, dentro do ordenamento jurídico brasileiro as normas internacionais (tratados internacionais) que versarem sobre Direitos Humanos podem ter dois tipos de status: status de emenda constitucional (paridade com a constituição); ou status supralegal (abaixo da constituição, mas acima das leis ordinárias). É importante lembrar que para ter status de emenda constitucional, o tratado internacional que versar sobre direitos humanos precisa ter passado pelo processo de votação de uma emenda constitucional (3/5 dos votos, em duas votações, nas duas casas do Congresso Nacional)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais