Buscar

Diferença entre estelionatário e furto mediantes a fraude e um exemplo de cada um.

💡 2 Respostas

User badge image

Jean Barbosa

• Furto mediante fraude – No furto, o agente emprega a fraude, sem dúvida, para reduzir a vigilância da vítima sobre o bem a seu subtraído. A vontade de modificar a posse é, exclusivamente, do "furtador".

• Estelionato – No estelionato, o agente mprega a fraude e faz com que a vítima - sujeito passivo do crime - entregue o bem com espontaneidade. E mais, a posse é desvigiada. Não tenha dúvida que imperam duas vontades, a do sujeito ativo e a do sujeito passivo.

Exemplo: Diego está com sérias dificuldades para operar o eletrônico. Assim, Afrânio utiliza-se técnica para ajudá-lo e faz com que o cartão de Diego fique retido na máquina e, depois, oferece-lhe ajuda. Diego aceita a ajuda. Ocorre que Afrânio, retira o cartão e o substitui por outro. Diego, de nada sabendo, digita a senha e Afrânio fica com o cartão de Diego. Evidente que o crime foi de furto mediante fraude, vez que Diego não entregou o cartão espontaneamente, mas, sim, empregou a fraude para subtraí-lo.

A pena do crime de furto mediante fraude é maior.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O furto mediante fraude está previsto no artigo 155 §4º inciso II do Código Penal que dispõe:

 

Furto

        Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:

        Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

        Furto qualificado

        § 4º - A pena é de reclusão de dois a oito anos, e multa, se o crime é cometido:

        II - com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;

Já o estelionato está previsto no artigo 171 do Código Penal que dispõe:

 Estelionato

        Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:

       Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.

A diferença existente é simples: No estelionato o agente criminoso mantém em erro a vítima e ela que disponibiliza a vantagem patrimonial. No furto mediante fraude o agente mantém em erro a vítima mas é o próprio agente que subtrai.

Ex. Estelionato: A vai na loja onde trabalha B e diz para esse que foi mandado pelo dono da loja  para buscar um notebook. B acredita e pega o aparelho e dar para A levar ao suposto dono do estabelecimento. 

Ex. Furto Mediante Fraude: A vai na loja onde trabalha B e observa um notebook que pretende subtrair que está perto do balcão. Verificando isso A fala para B buscar um aparelho eletrônico que está afastado do balcão de atendimento, sendo que, nesse momento A pega o notebook e vai embora da loja. 

      

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais