Buscar

Qual o papel do Jus Postulandi?

💡 2 Respostas

User badge image

Eloiza

A Defensoria Pública da União tem competência para atuar nas causas levadas ao âmbito da Justiça Federal, abrangendo causas de matérias relacionadas à saúde, renda mínima, alimentação, habitação, tributária, consumidor, direitos humanos, direitos estrangeiros, e, por fim, trabalhistas.

Apesar de a instituição possuir competência para atuar na seara trabalhista, os fóruns e tribunais do país, por falta de regulamentação, carecem de núcleos especializados em tal área, o que justifica a enorme quantidade de causas através do jus postulandi.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É atributo para que a pessoa possa postular em juízo, praticando atos processuais de maneira válida. Em regra, é detida por advogados, defensores públicos, promotores e procuradores, mas há exceções, como na Lei 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais) ou na impetração de habeas corpus (capacidade universal).

Seu papel é assegurar às partes uma defesa técnica, mais completa e de qualidade, garantindo o acesso à justiça e a melhor defesa do interesse do jurisdicionado, que sozinho teria maior facilidade de ser lesado em seus direitos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais