Buscar

como palpar o tendão do biceps braquial?

💡 4 Respostas

User badge image

Rayana Patrício

Paciente sentado com cotovelo apoiado na maca, e examinador de frente.  Com uma de suas mãos na altura do punho do paciente resistirá ao movimento de flexão do cotovelo.  Com a outra mão na região anterior do braço perceberá os ventres musculares.  Tendão de inserção - Paciente sentado com cotovelo apoiado na maca, e examinador de frente.  Com uma de suas mãos na altura do punho do paciente em pronação, resistirá ao movimento de flexão do cotovelo com supinação do antebraço.  Com o 2º e 3º dedos da outra mão na região anterior da articulação do cotovelo, perceberá o aparecimento do tendão. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A investigação inicial deve ser realizada com grande cautela e sensibilidade, porque pode influenciar ambas as partes no exame que vira a seguir. O exame físico requer o mesmo grau de delicadeza e diplomacia, com cuidado, precisão e suavidade. A palpação começa no primeiro contato com o paciente e é possível adquirir informações com relação a outros exames com eficiência. Observar, ouvir, e até sentir os odores são fontes úteis de informação relativa ao paciente.


A configuração fusiforme do bíceps do braço pode ser vista e palpada como cobertura de região anterior do braço. Pode ser acompanhada para cima, em trajeto abaixo do peitoral maior e dividindo-se em dois ramos, ambos palpáveis: a cabeça longa, que passa como um tendão no sulco intertubercular, e a cabeça curta, que passa medialmente ao processo coracóide.


O tendão da cabeça longa do bíceps pode ser seguido até o sulco intertubercular, para passar sobre a cabeça do úmero, indo para o tubérculo supraglenoidal. Abaixo, o músculo forma um tendão bem definido que passa através da fossa cubital, dando origem a uma expansão (aponeurose bicipital) que se mescla com a fáscia na região medial do antebraço, chegando até a margem posterior da ulna e formando uma borda em forma de foice.

Fonte: https://prezi.com/abaccmucw3dt/anatomia-palpatoria-do-membro-do-musculo-superior/

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os tendões prendem os músculos aos ossos. Os tendões do bíceps ligam o músculo bíceps aos ossos do ombro e do cotovelo. Se você rasgar o tendão do bíceps no ombro, poderá perder um pouco de força em seu braço e sentir dor ao girar com força o braço.


A cabeça longa do tendão do bíceps é mais provável de ser ferida. Isto é porque é vulnerável como viaja através da articulação do ombro para o seu ponto de fixação no soquete. Felizmente, o bíceps tem dois anexos no ombro. A cabeça curta do bíceps raramente rasga. Por causa deste segundo apego, muitas pessoas ainda podem usar seus bíceps mesmo depois de uma lágrima completa da cabeça longa.


Para identificar se ocorreu uma ferida no tendão, o melhor método a ser usado pelo médico é a palpação. Como nesse caso temos um músculo específico, que é o bíceps, o primeiro passo antes de fazer a palpação, é pedir para o paciente contrair o músculo. Com essa contração feita, o médico iniciará a palpação. A palpação consistirá em pressionar o dedo anelar e o dedão ao redor do bíceps, em busca de alguma elevação(inchaço). Esse movimento também pode ser usado para analisar se o paciente está sentindo dor em uma determinada parte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais