Buscar

cite duas praticas de variolização

💡 2 Respostas

User badge image

Maira Suselle

Na luta contra a varíola, os povos orientais utilizavam há mais de mil anos a chamada "variolização", que consistia na inoculação de material retirado das pústulas de um enfermo, na pele de um indivíduo são. Este adquiria a enfermidade em forma mais branda do que através do contágio natural. Contudo, apesar de sua relativa benignidade, a doença se manifestava com todo o seu cortejo sintomático, deixando, por vezes, cicatrizes no rosto e no corpo das pessoas inoculadas. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A variolização é um método preventivo que existiu antes da vacina, e que consistia na inoculação de varíola benigna, para evitar a forma de varíola grave.


Algumas práticas de variolização foram:

  • Jesuítas inocularam índios no Brasil
  • Zabdiel Boylston imunizou \(243\) pessoas em uma epidemia em Boston, em 1721.
  • Ainda e Boston, mas em 1764, um novo surto de varíola resultou na criação de dois hospitais especializados na inoculação.
  • Depois de ver seus exércitos devastados pela varíola, George Washington mandou  variolizar de forma compulsória suas tropas em 1777. 
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais