Buscar

A aldosterona possui a capacidade de aumentar a pressão?

A aldosterona possui a capacidade de aumentar a pressão arterial por aumentar a retenção de água pelos rins, e diminuir o tamanho dos vasos sanguíneos?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Luiza

Os rins também podem elevar a pressão arterial secretando a enzima renina, a qual estimula a produção do hormônio angiotensina, o qual, por sua vez, desencadeia a liberação do hormônio aldosterona. Em razão ao importante papel dos rins no controle da pressão arterial, muitas doenças e anomalias renais podem causar o aumento da pressão arterial. Por exemplo, o estreitamento da artéria que irriga um dos rins (estenose da artéria renal) pode causar hipertensão. Da mesma forma, inflamações renais de diversos tipos e à lesão renal uni ou bilateral também podem provocar aumento da pressão arterial. 


Sempre que uma alteração provoca a elevação da pressão arterial, é desencadeado um mecanismo de compensação que procura compensar esse aumento e manter a pressão em níveis normais. Assim, um aumento no volume do sangue bombeado pelo coração, o qual tende a aumentar a pressão arterial, faz com que os vasos sanguíneos dilatem e que os rins aumentem a excreção de sal e água, o que tende a reduzir a pressão arterial. Entretanto, a arteriosclerose produz enrijecimento das artérias, impedindo sua dilatação, a qual auxiliaria na redução da pressão arterial aos seus níveis normais. Alterações arterioscleróticas renais podem comprometer a capacidade dos rins de excretar sal e água, o que contribui para a elevação da pressão arterial. 


Uma queda na pressão arterial (1) provoca a liberação de renina, uma enzima renal. Por sua vez, a renina (2) ativa a angiotensina (3), um hormônio que provoca contração das paredes musculares das pequenas artérias (arteríolas), aumentando a pressão arterial. A angiotensina também desencadeia a liberação do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais (4), provocando a retenção de sal (sódio) e a excreção de potássio. O sódio promove a retenção de água e, dessa forma, provoca a expansão do volume sanguíneo e o aumento da pressão arterial.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A aldosterona é um hormônio produzido na parte externa (córtex) das glândulas supra-renais , que ficam acima dos rins . Desempenha um papel central na regulação da pressão arterial, agindo principalmente em órgãos como o rim e o cólon, para aumentar a quantidade de sal ( sódio ) reabsorvida na corrente sanguínea e aumentar a quantidade de potássio excretada na urina. A aldosterona também faz com que a água seja reabsorvida juntamente com o sódio; Isso aumenta o volume sanguíneo e, portanto, a pressão arterial.


A aldosterona faz parte de um grupo de hormônios ligados, que formam o sistema renina- angiotensina- aldosterona. A ativação deste sistema ocorre quando há diminuição do fluxo sanguíneo para os rins após perda de volume sangüíneo ou queda da pressão arterial (por exemplo, devido a uma hemorragia ). A renina é uma enzima que leva a uma série de reações químicas que resultam na produção de angiotensina II , que por sua vez estimula a liberação de aldosterona. A aldosterona causa um aumento na reabsorção de sal e água na corrente sanguínea a partir do rim, aumentando assim o volume de sangue, restaurando os níveis de sal e a pressão sanguínea.


A causa mais comum de altos níveis de aldosterona é o excesso de produção, freqüentemente a partir de um pequeno tumor adrenal benigno ( hiperaldosteronismo primário ). Os sintomas incluem pressão alta, baixos níveis sanguíneos de potássio e um aumento anormal do volume sangüíneo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais