Buscar

Por favor, discorram sobre suas posições quanto a existência ou não de hierarquia entre lei complementar e lei ordinária.

💡 1 Resposta

User badge image

Jandy Moreira

Existem diferenças entre as Leis Complementares e Leis Ordinárias, as quais tem uma estreita ligação no tocante a hierarquia.

A Lei Complementar, como o próprio nome diz tem um condão de complementar a Constituição Federal de 1988, portanto, via de regra ela vem a regulamentar dispositivos constitucionais, para que os mesmos passem a ter efeitos mais concretos aos jurisdicionados.

Outro ponto relevante é que o quorum para aprovação de Lei Complementar e de maioria absoluta, ou seja, a metade mais um dos votos totais da casa legislativa o qual está apreciando a matéria.

Já a Lei Ordinária é uma norma primaria, geral, abstrada, de natureza totalmente infraconstitucional com competência material residual, ou seja, o que não tiver previsão constitucional acerca de ser materia de norma específica, será objeto de Lei Ordinária, onde esse tipo de Lei é aprovada por maioria simples, metade mais um dos membros presentes a sessão legislativa da Casa que está apreciando a matéria.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais