Buscar

como saber se o investimento é rentavel?

💡 1 Resposta

User badge image

Thaís do Amaral

Seguindo alguns passo é possivel ter noção se o investimento será ou não bom para você:

 

Minha empresa é rentável?

O primeiro passo é você estar ciente sobre o que é rentabilidade. Para conseguir explicar de uma maneira simples, podemos dizer que é a capacidade de um determinado negócio lhe proporcionar um retorno que supere suas expectativas como empreendedor.

Rentabilidade é a grande questão inicial a ser observada por quem quer abrir um pet shop. Se você quer saber se o seu é rentável, siga os passos a seguir:

Analise seu faturamento bruto e líquido

Entenda como “Faturamento Bruto” todo o dinheiro que entra no caixa da loja (antes de serem feitos os pagamentos de contas, etc.). Já o “Faturamento Líquido”, é o montante que sobra depois que todas as despesas são pagas, incluindo salário dos funcionários e pró-labore dos sócios (se houver).

Verifique seus custos operacionais

Esse passo é crucial para chegar ao número que vai dizer se o seu negócio é rentável ou não. Os custos operacionais são todos aqueles que precisam existir para seu empreendimento funcionar, tais como: aluguel de ponto comercial, luz e água, IPTU, condomínio, telefone etc. Vale anotar todos esses valores. Deve ser a mesma que você usou para designar seu faturamento, no passo anterior. De posse desse valor total (dos custos operacionais) passe para a etapa seguinte.

Faça um balanço

Agora é o momento de calcular. Pegue seu rendimento líquido (receitas) e subtraía dele seus custos operacionais. O resultado final é o seu lucro. Se o resultado for negativo, significa que você ainda não alcançou o ponto de equilíbrio da empresa, tampouco está lucrando. Então talvez seja interessante rever despesas, economizar, etc. Mas esse não é o ponto chave dessa orientação.

Antes de passar para a fase final desse processo, você vai precisar ter em mãos os dados dos últimos seis meses de funcionamento do seu pet shop, pelo menos (ou uma projeção no caso de empresas nascentes). De posse dos números siga adiante.

Calculando a rentabilidade do seu negócio

Agora chegamos ao ponto de descobrir se o seu negócio é, ou não rentável. Para isso basta fazer o seguinte cálculo:

Some o lucro obtido em cada mês de atuação da empresa,  pegue este valor total e divida pelo valor do seu investimento inicial.

Exemplo: vamos supor que você investiu R$ 150 mil para montar seu pet shop. E que o lucro aferido nos primeiros meses de vida foi de R$ 7 mil. Nesse caso a conta é:

7.000/350.000 = 0.02 ou 2%

Se você comparar essa taxa com a de outros investimentos como os da Poupança, o CDB, verá que a sua empresa está saudável e com uma rentabilidade positiva.

Em todo caso, a rentabilidade não é o único fator que importa para avaliar se um negócio está em crescimento. Mas é um indicador importante de desempenho. É esse número que vai mostrar se o seu negócio tem condições de se pagar, ou não. Então, pegue a calculadora e faça as contas. Ajuste o que for preciso e faça seu negócio prosperar!

Além da rentabilidade, existe uma outra informação e métrica que também é muito importante na hora de avaliar o seu negócio: saber o quanto do montante que você investiu já gerou retorno.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais