Buscar

Qual a relação jurídica de empregado e empregador ?

💡 1 Resposta

User badge image

Luana Brasil

A relação de emprego se configura por cinco elementos fático-jurídicos essenciais: empregado deve ser pessoa física, deve haver pessoalidade (o empregado é insubstituível, somente ele pode prestar o serviço), onerosidade (intuito contraprestativo), subordinação (o empregador direciona o serviço, dentro dos limites do contrato) e, por fim, não-eventualidade (não é necessário que o serviço seja diário, mas é preciso haver uma habitualidade). Os elementos apresentados são característicos de um empregado urbano. Os empregados domésticos e rurais possuem outros elementos fáticos, determinados, respectivamente, nas Leis 5.859/72 e 5.889/73.

O empregador pode ser definido com uma pessoa física, jurídica ou ente despersonificado que contrata, assalaria e dirige a prestação pessoal do empregado (pessoa física), assumindo os riscos do empreendimento econômico. A prestação deve ser efetuada com pessoalidade, onerosidade, não-eventualidade e subordinação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais