Buscar

História do Direito Brasileiro. Ajuda aí galera! Retribuo.

A primeira parte do Código de Processo Criminal de 1832 reorganizou a justiça criminal brasileira, extinguindo as ouvidorias de comarca, os juízes de fora e os juízes ordinários, passando a mesma a ser constituída, em sua primeira instância, por JUÍZES DE DIREITO, JUÍZES MUNICIPAIS, JUÍZES DE PAZ e JURADOS. No que se refere à caracterização de alguns dos titulares destas funções judicantes, podemos afirmar que:

I  De acordo com a lei que implantou os juizados de paz (lei promulgada ainda durante o reinado de D. Pedro I), a função principal dos juízes de paz era a conciliação entre as partes envolvidas em litígios de menor importância, cabendo a eles também algumas funções policiais.

II  Os juízes municipais eram nomeados diretamente pelo imperador, devendo ser, obrigatoriamente, bacharéis em Direito com experiência de práticas forenses de pelo menos 03 anos e sua atuação se dava no âmbito do distrito.

III  Os juízes de Direito atuavam no âmbito da comarca, escolhidos por meio de votação direta da população, podendo ser leigos ou bacharéis em Direito, e a eles cabia a presidência do Conselho de Jurados.

Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:

Quest.: 5
 
  As afirmativas I e III estão corretas.
  Todas as afirmativas estão erradas.
  As afirmativas I e II estão corretas.
  As afirmativas II e III estão erradas.
  Todas as afirmativas estão corretas

💡 11 Respostas

User badge image

rojer duarte

Oi

 

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Vou verificar!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais