Buscar

o que é a enzima piruvato?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Luiza

piruvato desidrogenase é o primeiro componente do complexo enzimático piruvato desidrogenase

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O piruvato é uma importante molécula presente na interseção de múltiplas vias bioquímicas. É comumente encontrado como um dos produtos finais da glicólise, que é então transportado para as mitocôndrias para participar do ciclo do ácido cítrico. Na ausência de oxigênio, ou quando a demanda de oxigênio excede o suprimento, o piruvato pode sofrer fermentação para produzir lactato. Tanto o piruvato quanto o lactato podem ser usados ​​para regenerar a glicose também.


O piruvato também pode estar envolvido na síntese anabólica de ácidos graxos e aminoácidos. Há também evidências crescentes de que ela pode influenciar diretamente a atividade nuclear e as modificações epigenéticas, formando a interface entre o genoma e o estado metabólico da célula.


Esta molécula é a base conjugada do ácido pirúvico, uma molécula de três carbonos contendo um grupo ácido carboxílico e um grupo funcional cetona. A fórmula química para o ácido pirúvico é C3H4O3 e para a sua forma desprotonada é C3H3O3 .


O átomo de carbono que forma o ácido carboxílico é muitas vezes referido como o primeiro átomo de carbono, com o número aumentando ao longo do esqueleto de carbono, longe do terminal de ácido carboxílico. No piruvato, o grupo cetona está ligado ao segundo átomo de carbono, também conhecido como carbono α, uma vez que está mais próximo do grupo funcional principal; o terceiro carbono compreende um grupo metilo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais