Buscar

Defina transaminação e desaminação.

💡 2 Respostas

User badge image

Nanny Lill e Valmir Flores Domingues

Transaminação

 
 

transaminação é uma reação caracterizada pela transferência de um grupo amina de um aminoácido para um cetoácido, para formar um novo aminoácido e um novo ácido α-cetônico. As enzimas são chamadas de transaminases ou de aminotransferases.

Tipos

Os dois tipos comuns de aminotransferases são alanina aminotransferase (ALT) e aspartato aminotransferase (AST). A maioria usa piridoxil-5-fosfato (PLP), um derivado da vitamina B6(piridoxina), como uma coenzima. Elas estão principalmente dentro das células hepáticas(hepatócitos), mas também podem ser encontradas em coração e rins. Altos níveis dessas enzimas no sangue significa ruptura de alguma dessas células, por exemplo por uma hepatite ou um infarto agudo do miocárdio.

Reações

 
Transaminação, tautomerização e hidrólise

O α-cetoglutarato atua predominantemente como receptor do grupo amino e forma glutamato como o novo aminoácido:

Aminoácido + α-cetoglutarato ↔ α-cetoácido + Glutamato

O grupo amino do glutamato, por sua vez, é transferido para o oxaloacetato em uma segunda reação de transaminação produzindo aspartato:

Glutamato + oxaloacetato ↔ α-cetoglutarato + Aspartato

-----------------------------------------------------------

Desaminação

Desaminação é o processo pelo qual o aminoácido libera o seu grupo amina na forma de amônia e se transforma em um cetoácido correspondente. Esta reação é catalisada pelas enzimas genericamente denominadas desaminases ou desidrogenases que possuem como coenzimas o NADP (derivado da vitamina B3). Este processo ocorre na mitocôndria hepática.

É um processo que também ocorre a nível das bactérias gram (-) Campylobacter Jejuni, para obtenção da sua energia, visto que estas não fermentam nem oxidam carbohidratos.

 

=========

Outro artigo no link abaixo

https://www.webartigos.com/artigos/reacoes-de-transaminacao-e-desaminacao-oxidativa/140790

 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A maior parte dos aminoácidos que são liberados do fígado para o tecido muscular (esquelético e cardíaco). Essa liberação e importante porque o fígado possui poucas enzimas para metabolizar aa de cadeia ramificada.


Os aa que “sobraram” são transaminados, ou seja, sofre a transferência reversível do grupo amino pelas transferases ou aminotransferases para algum outro esqueleto de carbono para formar hormônio, base nitrogenada e etc.


Quando há excesso de N e não há necessidade de síntese, o glutamato dispensa o N na forrma de NH4 (amônia) numa reação de desaminção e a amônia não pode ficar livre por ser um composto tóxico, por isso ela entra no ciclo da uréia e é eliminada na urina.


A desaminação ocorre pela enzima glutamato desidrogenase.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais