Buscar

O que seria Presidencialismo?

💡 2 Respostas

User badge image

LR

Tanto o grupo conceitual que diz respeito ao autoritarismo, ao totalitarismo e à democracia, quanto o grupo conceitual que trata da diferenciação entre Republica e Monarquia, referem-se a questões relacionadas “às formas de Estado ou de Regime” (BOBBIO, 1993: 517). Impõe-se a nos esclarecer assim que as formas de governo e as formas de Estado ou de Regime são categorias conceituais diferentes mas relacionadas na medida em que as formas de Estado ou de Regime devem respeitar os “problemas diversos evocados pelas Formas de Governo” (BOBBIO, 1993: 517). Tanto o parlamentarismo quanto o presidencialismo são formas de governo de um Estado, antes de tudo, democrático. Neste mesmo sentido, é possível considerar que entre o parlamentarismo e o presidencialismo está presente o debate a respeito dos regimes monárquicos e republicanos, entretanto, se levarmos em consideração as formas que o parlamentarismo e o presidencialismos são formas tipicamente democráticas “a distinção monarquia/república perde toda a importância prática.” (BOBBIO, 1993: 517). Sendo assim, o que é realmente relevante quando se pretende verificar a forma de um governo está relacionado tanto com a “dinâmica das relações entre o poder executivo e o poder legislativo e respeita, em particular, às modalidades e eleições dos dois organismos, ao seu titulo de legitimidade e à comparação das suas prerrogativas” (BOBBIO, 1993: 517), quanto com “a organização dos sistemas partidários neles presentes e operantes.” (BOBBIO, 1993: 517). Entre as formas de governo, a dupla conceitual mais clássica é “a Forma de Governo parlamentar e a Forma de Governo presidencial” (BOBBIO, 1993: 517), sendo que “o presidencialismo é apenas típico de um sistema republicano” (BOBBIO, 1993: 517), e o parlamentarismo uma forma presente “tanto no âmbito dos sistemas monárquicos quanto no dos sistemas republicanos” (BOBBIO, 1993: 517).

FORMAS DE GOVERNO

variável

PARLAMENTARISMO

PRESIDENCIALISMO

CARACTERIZAÇÃO

"caracterizada pelo fato de que as articulações governamentais surgirem do seio do Parlamento (...) e de ele ser responsável perante esse mesmo Parlamento que, no caso extremo, pode decretar a sua queda" (BOBBIO, 1993: 518)

"caracterizada, em seu estado puro, pela acumulação, num único cargo, dos poderes de chefe do Estado e de chefe do Governo" (BOBBIO, 1993: 519)

"nos sistemas parlamentares, o Governo tem o poder de dissolução ao chefe de Estado, quando não obtiver o seu voto de confiança ou, em certos casos, como no típico caso inglês, para convocar novas eleições em circunstâncias melhores" (BOBBIO, 1993: 518)

"O presidente é eleito pelo sufrágio universal do eleitorado, subdividido ou não em colégios. Nesta forma de Governo, o presidente ocupa uma posição plenamente central em relação a todas as forças e instituições políticas" (BOBBIO, 1993: 519). "o chefe do Governo ou administration, escolhe pessoalmente os vários ministros ou secretários de departamentos, que terão de abandonar o cargo a seu pedido e não são responsáveis perante o Congresso." (BOBBIO, 1993: 519)

DIFERENCIAL

"O elemento diferenciados de maior relevo entre os vários tipos de Governo parlamentar está na natureza do sistema partidário. De fato, onde existe só dois partidos ou, então, um partido obtém sozinho a maioria absoluta das cadeiras, a Forma de Governo parlamentar apresenta características de solidez e de estabilidade maiores que quando o Governo é formado por coalizões de vários partidos. Do mesmo modo, o funcionamento de um sistema positivamente influenciado com a presença de um partido de oposição que possa apresentar-se, por si só, como alternativa legítima e acreditável de Governo." (BOBBIO, 1993: 518).

"A centralidade do seu papel  [do presidente] lhe advém do fato de haver sito eleito pela totalidade do corpo eleitoral. A ele contraposto estão os representantes da Câmara, eleitos em circunscrição uninominais de tamanhos similares e porta-vozes de interesses setoriais, e os senadores, eleitos em colégios que cobrem todo o território dos diversos Estados" (BOBBIO, 1993: 519).

EXEMPLO

"O modelo inglês é precisamente caracterizado pelo revezamento periódico, recentemente tornado um pouco mais difícil, de um ou outro dos maiores partidos na condução do Governo. Dadas as características de competição eleitoral em circunstâncias uninominais de um só turno e a existência de dois únicos partidos com possibilidades de obter a maioria absoluta das cadeiras, a incumbência de formar Governo é automaticamente confiada, pelo chefe de Estado (no caso inglês, o monarca), ao líder do partido da maioria." (BOBBIO, 1993: 518).

"A centralidade do presidente dentro do sistema de tipo norte-americano ressalta ainda mais claramente se considerarmos o papel exercido pelas outras instituições. Pelo que respeita aos partidos americanos, seu momento de maior relevo, visibilidade e dinamismo, a única fase em que cumpre uma função nacional, está no processo de seleção do candidato presidencial" (BOBBIO, 1993: 519).

 

Considerações adicionais a respeito da definição do termo ‘Governo’:

“Numa primeira aproximação e com base num dos significados que o termo tem na linguagem política corrente, pode-se definir Governo como o conjunto de pessoas que exercem o poder político e que determinam a orientação política de uma determinada sociedade. É preciso, porém, acrescentar que o poder de Governo, sendo habitualmente institucionalizado, sobretudo na sociedade moderna está normalmente associado à noção de Estado. Por consequência, pela expressão ‘governantes’ se entende o conjunto de pessoas que governam o Estado e pela de ‘governados’, o grupo de pessoas que estão sujeitas ao poder de Governo na esfera estatal. Só em casos excepcionais tem caráter carismático e sua eficácia depende do prestígio, do ascendente e das qualidades pessoas do chefe” (BOBBIO, 1993: 553).

“Existe uma segunda acepção do termo Governo mais própria da realidade do Estado moderno, a qual não indica apenas o conjunto de pessoas de detêm o poder de Governo, mas o complexo dos órgãos que institucionalmente têm o exercício do poder. Neste sentido, o Governo constitui um aspecto do Estado. Na verdade, entre as instituições estatais que organizam a política da sociedade e que, em seu conjunto, constituem o que habitualmente é definido como regime político as que tem a missão de exprimir a orientação política do Estado são os órgãos do Governo.” (BOBBIO, 1993: 553).

Referências Bibliográficas:.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 5. ed. Brasília: Edunb, 1993.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: Para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

1
Dislike0
User badge image

Nanny Lill e Valmir Flores Domingues

Presidencialismo é um sistema de governo em que um chefe de governo também é o chefe de Estado e lidera o poder executivo, que é separado do poder legislativo e do poder judiciário. O executivo é eleito e muitas vezes intitulado "presidente" e não é responsável pelo legislativo e não pode, em circunstâncias normais, dissolver o parlamento. O legislador pode ter o direito, em casos extremos, de demitir o executivo, muitas vezes através de um processo de impeachment. No entanto, essas demissões são vistas como tão raras que não contradizem os princípios centrais deste tipo de sistema político, que, em circunstâncias normais, significa que o legislador não pode demitir o executivo.

Texto completo em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Presidencialismo

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais