Buscar

o que é principio da consunção?

💡 3 Respostas

User badge image

FABIOLA FERREIRA SALES

Princípio da consunção, conhecido também como Princípio da Absorção, é um princípio aplicável nos casos em que há uma sucessão de condutas com existência de um nexo de dependência. De acordo com tal princípio o crime fim absorve o crime meio. Exemplo: O indivíduo que falsifica identidade para praticar estelionato. Este só responderá pelo crime de estelionato, e não pelo crime de falsificação de documento. 

0
Dislike0
User badge image

Julio Cesar Jacob

è o mesmo que principio da Absorção. Qdo um crime fim abosorvev um crime meio, ou seja, no caso de homicidio, o agente aponta uma arma de fogo com a numeração raspada e dispara contra a vitima matando. O crime de homicidioabsorve o crime de porte de arma de fogo, portanto ele respondera pela conduta final que deu o resultado, morte.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O conflito aparente de normas no direito penal é solucionado por três regras: Consunção, especialidade e subsidiariedade. 

Na consunção quando um crime é um meio para outro crime mais grave o crime meio é absolvido, sendo que, o agente só será punido pelo crime mais gravoso. Ex.: Para subtrair um bem, A entra na casa de C e subtrai um objeto valioso. Nesse caso o crime de violação de domicílio fica absorvido pelo crime de furto. 

Na especialidade o crime especial afasta a aplicação do crime geral. Ex.: Uma mulher  sob influência do estado puerperal mata seu próprio filho após o nascimento. Nesse caso o crime adequado é o infanticídio e não o homicídio, pois, há uma elementar especial que é a influência do estado puerperal.

O princípio da subsidiariedade menciona que o agente será punido pelo crime mais leve apenas quando não for possível a aplicação do crime mais grave. Ex.: Se A joga uma pedra no carro de B quando esse passa e o mata, não responderá pelo crime de dano (menos grave) e sim pelo crime de homicídio (mais grave). 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais