Buscar

Quais as diferenças de composição e estrutura entre RNA e DNA. Como se distingue entre uracila e timina, e entre ribose e desoxirribose?

Não lembro exatamenta a resposta, me confundi na questão! 

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O DNA e o RNA são moléculas químicas que carregam informações genéticas do indivíduo. O DNA é a sigla em inglês para ácido desoxirribonucleico, e RNA é a sigla em inglês para ácido ribonucleico. O DNA é uma fita dupla de nucleotídeos, organizada na estrutura de dupla-hélice. Seus nucleotídeos são a adenina, a guanina, a citosina e a timina, que se diferenciam entre si por suas bases. Já o RNA é uma fita simples de nucleotídeos, os mesmos do DNA, apenas se diferencia deste por conta da uracila (no lugar da timina).

A timina se diferencia da uracila por ter radical um metil em sua estrutura. Já a ribose e a desoxirribose se diferenciam por 1 oxigênio: a ribose possui três hidroxilas, enquanto a desoxirribose possui apenas duas.

2
Dislike0
User badge image

Daniele Beatriz

RNA=O RNA é um polímero de nucleótidos, geralmente em cadeia simples, formado por moléculas de dimensões muito inferiores às do DNA. O RNA é constituído por uma pentose (Ribose), por um grupo fosfato e uma base azotada (nitrogenada) que pode ser adenina (A), guanina (G), citosina (C) e Uracila (U). O RNA forma-se no núcleo e migra para o citoplasma. O RNA apresenta um tipo de cadeia diferente da do DNA; tem geralmente numa só cadeia simples que pode, por vezes, ser dobrada. A quantidade de RNA é variável de célula para célula e com a atividade celular. 

DNA=O DNA é a molécula orgânica que, quando transcrita em RNA, tem a capacidade de codificar proteínas. Tem a forma parecida com uma escada espiral cuja disposição dos degraus se dá em quatro partes moleculares diferentes. Esta disposição constitui as chamadas quatro letras do código genético. 

O que é DNA? É uma molécula, que reproduz o código genético, é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie, quer seja nas plantas, nos animais (incluindo o homem) ou nos microrganismos. A molécula do DNA é formada por fosfato e açúcar e por seqüências de quatro bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G), ligadas por pontes de hidrogênio, formando uma dupla hélice. O DNA de todas as células do corpo humano é equivalente, em comprimento, a 8 mil vezes a distância da Terra à lua.

4
Dislike2
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Existem duas diferenças principais entre o DNA e o RNA. O DNA possui uma molécula de desoxirribose e o RNA, uma de ribose; o DNA contém timina e o RNA, uracila.

A Timina é praticamente igual a Uracila quanto a fórmula estrutural molecular. Além disso, Timina, Citosina e Uracila são bases nitrogenadas do tipo pirimidina, sendo muito parecidas, se tivesse Uracila no DNA, consequentemente teríamos vários erros durante a replicação (duplicação) da molécula. A Timina é uma base nitrogenada de 5'-metil-uracila. Este radical metil auxilia na proteção da molécula de DNA. Além disso, o mecanismo de desaminação (retirada de um radical amina) da Citosina forma a Uracila e isto é um importante mecanismo de reparo para o DNA. Tiramos disso que o DNA é uma molécula que tem que ser mais conservada, já que é o DNA que conserva a informação genética que deve ser preservada para manter as funções vitais do organismo. O RNA é apenas uma molécula para construir os produtos destas informações contidas no DNA. São muitas moléculas de RNA produzidas a todo momento e que são desintegradas rapidamente e recicladas pela célula. Esta é uma das funções mais importantes na troca de base nitrogenada que vai formar o nucleotídeo que compõe as duas moléculas. Outra coisa que podemos acrescentar é que a Uracila, por não ter um radical como as moléculas de Citosina ou Timina, podem acabar se ligando com diversas bases nitrogenadas sem seguir o pareamento clássico (A/T(U) e C/G). Isso só acontece na molécula de RNA e é isto que torna este ácido nucleico mais maleável na sua estrutura tridimensional, sendo possível encontrar diferentes tipos de RNA na célula. Por fim, podemos observar como o nucleotídeo que tem Timina pode ser formado. Todos os nucleotídeos de Timina são provenientes de nucleotídeos de Uracila, sem gasto de energia. Não existe Timina com o carboidrato ribose (pentose do RNA) e não compensa para a célula ter Uracila com o carboidrato do DNA (desoxirribose). É muito econômico usar esta reação e de quebram a célula preserva a informação genética continda no DNA.

A principal diferença entre a ribose e a desoxirribose (ambas são pentoses), é a presença da hidroxila na posição 2 da ribose, que é ausente na desoxirribose. (A substituição da hidroxila (OH) por hidrogênio (H)) 

3
Dislike0
User badge image

Bárbara Dias

>>>>>>> DIFERENÇA ENTRE DNA E RNA <<<<<<<

Número de cadeias: o DNA possui cadeia dupla, o RNA possui cadeia simples.

 
Tipo de açúcar: no DNA é a desoxxirribose, no RNA é a ribose.
 
Bases nitrogenadas: no DNA temos adenina, timina, citosina e guanina; no RNA temos adenina, uracila, citosina e guanina. Resumindo, timina só no DNA, uracila só no RNA.
 
Localização: o DNA está sempre no núcleo celular, o RNA pode ser encontrado dentro e fora do núcleo celular

>>>>>>> DIFERENÇA ENTRE TIMINA E URACILA <<<<<<<

No DNA, aparece a timina, enquanto no RNA, temos a uracila. A diferença entre essas bases se deve à presença do grupo metila na timina, que não ocorre na uracila. Este radical metil auxilia na proteção da molécula de DNA. Além disso, o mecanismo de desaminação (retirada de um radical amina) da Citosina forma a Uracila e isto é um importante mecanismo de reparo para o DNA. Tiramos disso que o DNA é uma molécula que tem que ser mais conservada, já que é o DNA que conserva a informação genética que deve ser preservada para manter as funções vitais do organismo.

>>>>>>> DIFERENÇA ENTRE RIBOSE E DESOXIRRIBOSE <<<<<<<

Primeiro Ribose e Desoxirribose ambos são monossacarídeos não hidroxilisaveis, (ou seja eles não se quebram na presença de água, apenas suas ligações). porém basicamente a diferença fundamental é que a Ribose ela é uma pentose composta de cinco átomos de Carbono, 10 de hidrogênio e 5 de Oxigênio (C-5 H-10  O-5) e a Desoxirribose como o nome já diz: Des(sem) oxi(oxigênio) rribose(ribose) ou seja: é uma ribose sem um oxigênio ( C-5 H-10 O-4)


Bons Estudos! :D 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais