Buscar

Menores de 18 anos podem ter capacidade tributaria?

💡 3 Respostas

User badge image

Flávia Lima

geralmente o responsavel pelo menor responde também tributariamente, como se fizesse parte da relação e do fato gerador.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Capacidade tributária é para aqueles que possuem o direito de cobrar o tributo, então não tem relação com idade. Você deve estar confundindo com a capacidade para pagar tributo, e isso todos nós fazemos até mesmo sem perceber, basta comprar qualquer produto que está lá imbutido o preço do imposto.

Capacidade tributária: dever de recolher o tributo.

Competência tributária: Capacidade para criar tributo (competencRia)

Um exemplo: O estado tem a competência tributária para legislar sobre o IPVA, mas a capacidade tributária foi delegada ao município, ou seja, o município cobra e fiscaliza o IPVA. 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Ricardo Alexandre, "capacidade tributária passiva é a aptidão para ser sujeito passivo da relação jurídico-tributária.

Com a verificação no mundo concreto da hipótese abstratamente descrita na lei como fato gerador do tributo, surge a obrigação tributária, independentemente da validade do negócio jurídico que resultou na ocorrência do fato gerador.

Para que alguém venha a ser considerado sujeito passivo de obrigação tributária, basta que a lei tributária assim o defina e que ocorra o fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes as regras sobre capacidade segundo o direito civil

Segundo Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, "toda e qualquer pessoa, física ou jurídica, em qualquer situação, inclusive as pessoas jurídicas não regularmente constituídas e as sociedades de fato, tem capacidade passiva, sem nenhuma exceção.

Ter capacidade passiva significa apenas ter a possibilidade de realizar o fato gerador de obrigação tributária. Não importa se a cobrança poderá ser feita diretamente da pessoa que realizou o fato gerador ou terá que ser feita de um representante. A pessoa que tem relação direta com o fato gerador da obrigação principal é contribuinte, mesmo que a cobrança não seja feita diretamente contra ela. Assim, um recém nascido poder ser proprietário de um imóvel urbano; o contribuinte do IPTU é ele. Uma pessoa com doença mental grave, internada permanentemente em um manicômio, pode ser proprietária de imóveis e receber rendimentos de aluguéis desses imóveis; será contribuinte do IPTU e do IR relativo aos aluguéis, e assim por diante.

Para finalizar: somente as coisas, os animais e os mortos não têm capacidade tributária passiva!”

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais