Buscar

Quais são os períodos de descanso determinados por lei para jornadas de até 4 horas, de 4 a 6 horas e acima de 6 horas, respectivamente?

💡 2 Respostas

User badge image

Michele Martins

2 horas

0
Dislike1
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Questão regulamentada pelo art. 71, caput e §1º, da CLT:

Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

§ 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.

Vejamos:

  1. Jornada inferior a 4 horas: não é exigido intervalo intrajornada (art. 71, §1º, CLT), lembrando que o empregador pode estabelece-la por liberalidade, caso em que a alteração posterior ficará condicionada à anuência do empregado, em virtude da inalterabilidade contratual lesiva (art. 468, CLT)
  2. Jornada entre 4 e 6 horas: obrigatório intervalo de 15 minutos (art. 71, §1º, CLT).
  3. Jornada superior a 6 horas: intervalo intrajornada de 1 a 2 horas, podendo o limite máximo ser alterado por acordo escrito ou contrato coletivo; (art. 71, caput, da CLT)
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais