Buscar

quero uma explicação de "como ocorre o ciclo biilógico de um helminto?"

💡 3 Respostas

User badge image

Allan Santana Mendes

Depende de qual helminto vc está falando. Temos milhares de exemplos. Normalmente eles se instalam no intestino, liberam seus ovos, a pessoa se contamina pela boca (Ao se alimentar desses ovos). Porém isso é vago.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Resolução

Os helmintos são vermes sem segmentação, apresentam geralmente a forma cilíndrica e extremidades afiladas. A fêmea geralmente é maior que o macho. Podem infectar o homem de diversas formas seja por meio da ingestão de ovos, ou por meio da penetração de larvas na pele.

Para que se tenha uma infecção é necessário que se tenha um grande inócuo de parasitas. Além disso, é fundamental que haja condições ideais para que esses vermes (em sua forma larval) se desenvolvam no solo.

No Brasil, os helmintos são responsáveis por parte dos problemas de saúde pública. Embora não apresentem grande morbimortalidade, servem como porta de entrada para doenças como desnutrição e anemia.

Para exemplificar o ciclo de vida dos helmintos , tomemos por base o ciclo biológico do Ascaris lumbricoides. O ciclo tem início com a ingestão de ovos viáveis presentes no solo. Ao atingirem o intestino delgado, eclodem e dão origem às larvas (L3). Estas penetram a mucosa intestinal atingem vasos e chegam ao fígado 18-22 horas depois do inócuo. Depois de 2-3 dias da ingestão dos ovos, as larvas chegam ao coração e podem chegar ao pulmão (o chamado ciclo de Loss). Passado 8 dias de infecção as larvas maturam (para L4) sobem pela arvore brônquica e são novamente deglutidas e chegam ao intestino transformando-se em L5 que darão origem aos vermes adultos que podem viver de 1 a 2 anos.

Vale ressaltar que a transmissão se dá pela ingestão de alimentos ou água contaminados com ovos contendo a larva L3. Os ovos podem ser carreados por poeira e insetos podendo contaminar alimentos. Além disso, podem ser encontrados na região subungueal, em função de uma higiene inexistente ou inadequada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais