Buscar

o que acervo é retrospectivo?

💡 5 Respostas

User badge image

Kelly Ayala

Em bibliotecas digitais o acervo retrospectivo é quando você está inserindo documentos que não são atuais dentro do seu repositório.

Acredito que em bibliotecas físicas também funcione assim.

Exemplo: você tem uma dissertação de 1973 que não está em seu catálogo e você precisa inserir. Ao inserir, ela não é um acervo novo, é algo que existia e foi catalogado e existe, logo é algo retrospectivo. Ela entra junto das outras, como se fosse de 2017, quando ela é de 1973. Você tem a catalogação do material atual e do material retrospectivo.

É bem comum quando você está passando do manual para o digitial, projetos de digitalização de acervos e etc.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

CONTEXTUALIZAÇÃO

A biblioteconomia é um campo de estudo que está relacionado com a gestão do conhecimento e com a ciência da informação. Um acervo é todo agrupamento de elementos que formam uma coleção privada ou pública de conteúdo bibliográfico.


RESOLUÇÃO

A biblioteconomia trata da gestão de conhecimentos e dos conhecimentos relacionados à ciência da informação. Dentro das questões relacionadas à organização de conhecimento dentro dos espaços físicos como, por exemplo, bibliotecas e museus, pode-se discutir acerca do conceito de acervo. O fato é que este pode ter tanto um caráter retrospectivo (contendo obras que foram inseridas em um contexto histórico diferente do contexto histórica das próprias obras) quanto um conjunto de obras que foram inseridas no contexto mais atual.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais