Buscar

concusao

João, oficial de Justiça, solicitou a um advogado determinada quantia em dinheiro para deixar de realizar diligência de que estava incumbido. Cometeu, em tese, o crime de:

💡 3 Respostas

User badge image

Daniele De Almeida

Cometeu crime de Corrupção passiva art. 317 CP, não se confunde com concussão art. 316 CP, porque o agente solicitou vantagem indevida em razão da sua função, a concussão é diferente uma vez que o agente exigi o recebimento de um valor para obter uma vantagem indevida.

Corrupção passiva : verbo núcleo do tipo SOLICITAR, PEDIR, REQUERER;

2º Verbo núcleo do tipo: RECEBER ( vindo da outra parte); é um crime formal, o crime pode-se consumar mesmo que ele não obtenha a vantagem indevida.

OBS: corrupção passiva é iniciativa do Funcioário Público.

Concussão: verbo núcleo do tipo EXIGIR; o servidor ordena, ao administrado o recebimento de uma vantagem indevida, Ex: Me da R$ 500,00 que não irei rebocar seu carro.

0
Dislike0
User badge image

Jefferson Nóbrega

João comete o crime de corrupção passiva. Ao ser funcionário público e em razão de sua fução querer obter vantagem indevida, ele comete o crime do ART 317CP. A partir do momento que ele solicita uma quantia a um advogado, está consumado o crime.

 

0
Dislike0
User badge image

Thauanny Alves

Cometeu o crime de corrupção passiva previsto no art. 317 do CP. 

Sempre preste bastante atenção nos verbos, como solicitar, receber, aceitar e etc, todos configuram corrupção passiva... decore-os ajuda muito. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais