Buscar

o que é ceticismo?

💡 4 Respostas

User badge image

Jean Rangel

Isto é o que encontrei, Nathália:

ceticismo é uma corrente de pensamento filosófico que defende a ideia da impossibilidade do conhecimento de qualquer verdade. Criado na Grécia Antiga por Pirro de Élis (filósofo grego), esta filosofia rejeita qualquer tipo de dogma (afirmação considerada verdadeira sem comprovação)

https://www.suapesquisa.com/o_que_e/ceticismo.htm

1
Dislike0
User badge image

Jean Rangel

Vá nesse link.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ceticismo, por definição, trata-se de um conjunto de atitudes de questionamentos frente a algum conhecimento.

Como escola ou movimento filosófico, o ceticismo se originou na Grécia antiga, sendo que alguns sofistas gregos mantiveram opiniões céticas. Górgias, por exemplo, supostamente argumentou que nada existe, que mesmo que houvesse algo que não pudéssemos conhecê-lo, e mesmo que pudéssemos conhecê-lo, não poderíamos comunicá-lo. Visto isso, trataremos mais especificamente do ceticismo religioso e científico.

O ceticismo religioso geralmente se refere a duvidar de certas crenças religiosas ou reivindicações. Historicamente, o ceticismo religioso pode ser rastreado até Sócrates , que duvidou de muitas reivindicações religiosas da época.

Um cético científico ou empírico é aquele que questiona crenças com base na compreensão científica. O ceticismo científico pode descartar crenças relativas a fenômenos supostamente não sujeitos a observações confiáveis e, portanto, não sistemáticos ou testáveis empiricamente. A maioria dos cientistas, sendo céticos científicos, testa a confiabilidade de certos tipos de alegações submetendo-os a uma investigação sistemática usando algum tipo de método científico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais