Buscar

a formação de imunocomplexos é característico da hipersensibilidade de que tipo ?

💡 2 Respostas

User badge image

Suelen Souza

Hipersensibilidade se refere às reações excessivas, indesejáveis (danosas, desconfortáveis e às vezes fatais) produzidas pelo sistema imune normal. Reações de hipersensibilidade requerem um estado pré-sensibilizado (imune) do hospedeiro. Reações de hipersensibilidade podem ser divididas em quatro tipos: tipo I, tipo II, tipo III e tipo IV, baseados nos mecanismos envolvidos e tempo levado para a reação. Frequentemente, uma condição clínica particular (doença) pode envolver mais de um tipo de reação.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As doenças de hipersensibilidade tipo III são umas das doenças imunes mais comuns, e, nelas, complexos de anticorpo e antígeno na circulação depositam-se nas paredes dos vasos sanguíneos, o que causa uma inflamação. De maneira alternativa, esses complexos imunes podem formar-se em locais onde o antígeno ou anticorpo foi inicialmente depositado, como por exemplo na membrana basal de glomérulos.

Os antígenos nesses complexos podem ser exógenos (por exemplo, proteínas bacterianas) ou endógenas (por exemplo, nucleoproteínas).

É fato que a formação de complexos antígeno-anticorpo é uma parte normal da resposta imune, porém, quando produzidos em quantidades excessivas, esses imunocomplexos podem causar doença, não sendo eliminados pelo sistema reticuloendotelial.


Portanto, a formação de imunocomplexos é característico da hipersensibilidade do tipo III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais