Buscar

Pessoal Favor me da uma ajuda nessa questão de Fenômenos de Transporte, que não consegui resolver!!!

Um fluido na forma líquida necessita ser bombeado para a construção de uma barragem, este fluido será utilizado como fluido de perfuração de poço e fluido refrigerante uma vez que o mesmo se encontra a - 20 ºC. A tubulação por onde o fluido irá escoar tem uma rugosidade de 1,5 x 10-6 m, diâmetro de 20 mm, e 30 m de comprimento, e o bombeamento do fluido citado terá um fluxo de massa de 0,15 kg / s. O esquema montado para o bombeamento do fluido no canteiro de obra está sendo ineficiente, ou seja, o fluido não está chegando no local determinado pela equipe de engenheiros devido as perdas no sistema. Considerando estas condições calcule a queda de pressão, a perda de carga e potência da bomba necessárias para superar as perdas no sistema de bombeamento montado. São dados: aceleração gravitacional 10 m / s², massa específica do fluido 667 kg / m³, viscosidade 2,54 x 10-4 kg / m.s. 

Nota: utilize o gráfico de Moody para determinar o fator de atrito, o valor encontrado será aceito com uma variação de 0,001 para mais ou para menos.


 

Observação: unidades faltantes ou incorretas acarretará perda na pontuação, verifique as orientações para a postagem da resolução de questões abertas. A nota desta questão está dividida em partes, sendo assim, o aluno receberá a nota somente referente aos acertos na resolução da questão.

💡 2 Respostas

User badge image

Magno Carrijo

Caros Alguem que possa me dar um auxilio...

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Através da fórmula universal, também conhecida como fórmula de Darcy Weisbach, que é reconhecida pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas


formulauniversal.gif (1484 bytes)

onde:

 

L – comprimento da tubulação (tubos + acessórios);

 

Le – comprimento equivalente do acessório hidráulico, ou seja, comprimento fictício de tubo que ao substituir a singularidade propicia uma perda distribuída precisamente igual a perda singular causada pela singularidade em questão;

 

f – coeficiente de perda de carga distribuída, ou fator de atrito de Darcy, que no caso do escoamento laminar (onde o número de Reynolds é menor, ou igual a 2000) e pode ser assim calculado:

 f laminar.gif (982 bytes)

O número de Reynolds pode ser calculado por:

reynolds.gif (1211 bytes)

onde:

massaespecifica.gif (1661 bytes)

a massa específica, além de caracterizar o fluido em uma dada temperatura, possibilita classificar o escoamento em incompressível ou não, se ela permanecer constante ao longo do escoamento, escoamentos isotérmicos,    pode-se afirmar que o mesmo é considerado incompressível.

velocidademedia.gif (1540 bytes)

O cálculo da velocidade média do escoamento é feito considerando a vazão (Q) e a área da seção transversal formada pelo fluido:

calculovelocidade.gif (1008 bytes)

Diâmetro hidráulico:

diametrohidraulico.gif (1950 bytes)

Quando trabalhamos com condutos forçados de seção transversal circular o diâmetro hidráulico coincide com o diâmetro interno do conduto.

 

viscosidade.gif (1800 bytes)

A viscosidade é uma das principais responsáveis pela dissipação da energia (perda de carga) ao longo do escoamento.

 

Será que existe outra maneira de calcular a perda de carga distribuída comumente utilizada para a engenharia química?

Existe é através da equação de Poiseuille que é válida para o escoamento laminar (Re menor ou igual a 2000), ou seja, o escoamento onde podemos desprezar o deslocamento transversal de massa, o que implica dizer que há a predominância das forças viscosas em relação as forças de inércia, ela determina a variação de pressão em um trecho onde só existe a perda de carga distribuída:

poiseuille.gif (1322 bytes)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Fenômenos de Transporte

Fenômenos de Transporte I

UNIUBE

User badge image

Kerolaine Mendes

Question Icon

Fenomenos de Transporte

Fenômenos de Transporte I

UNIUBE

User badge image

Anderson R. Santos

Question Icon

Fenômenos de transporte - FT

Fenômenos de Transporte I

UNIUBE

User badge image

Paola Carolina

Materiais relacionados