Buscar

Qual o hormônio liberado pela neuro-hipófise?

FISIOLOGIA

💡 2 Respostas

User badge image

Danilo Fernando

hormônio antidiurético ou vasopressina (ADH/AVP) e ocitocina.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os hormônios neuro-hipofisários formam uma família de hormônios peptídicos estrutural e funcionalmente relacionados . Seus principais representantes são a ocitocina e a vasopressina . Eles são nomeados por serem secretados pela neuro - hipófise , ou seja, a glândula pituitária posterior, em si uma projeção neuronal do hipotálamo.


A maioria dos hormônios oxitocina e vasopressina circulantes é sintetizada em células neurossecretoras magnocelulares do núcleo supra - óptico e núcleo paraventricular do hipotálamo. Eles são então transportados em grânulos neurosecretórios ao longo de axônios dentro do trato hipotálamo-neuro-hipofisário por fluxo axoplasmático para terminais de axônio, formando a pars nervosa da hipófise posterior.


A vasopressina e a ocitocina também são sintetizadas nas células neurossecretoras parvocelulares do núcleo paraventricular do hipotálamo, que se projetam para a eminência mediana , onde são transportadas e secretadas no sistema porta hipofisário para estimular a hipófise anterior. Assim, eles também podem ser considerados como hormônios hipofisiotrópicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais