Buscar

Melhoramento Genético Vegetal

Quais problemas a Lei 9.456 de 25 Abril de 1997 pode ocasionar para cultivares que podem ser propagados sem alteração de sua constituição genética (Ex: Soja e Cana-de-açúcar).

💡 2 Respostas

User badge image

Cristianne Gomes

Sorgo.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para entender essa lei, vamos mostrar um exemplo: quando o agricultor compra uma semente, ele está adquirindo o germoplasma, que carrega características como tamanho e porte. E também a biotecnologia, que, no caso da soja, são os genes que garantem resistência ao glifosato e à lagarta. Ao adquirir sementes da soja RR1, por exemplo, o produtor paga royalties somente pelo germoplasma, já que a patente dessa variedade está vencida. Na compra da variedade RR2, que ainda tem patente em vigor, o produtor é obrigado a pagar royalties pela biotecnologia e também pelo germoplasma.


Aquele produtor que salva parte da produção para cultivar a próxima safra é obrigado a pagar royalties apenas pela biotecnologia da RR2. No caso da RR1, não é necessário nenhum pagamento. A principal proposta de alteração da lei de proteção de cultivares é que a cobrança de germoplasma passe a ser feita cada vez que o produtor salvar a semente, seja ela RR1 ou RR2. Essa é a reivindicação  das empresas representadas pela Associação de Produtores de Sementes de Soja (Abrass).


Essa cobrança sobre o grão é uma grande limitação: com um kit simples você identifica se o seu gene está ali na moega ou não. Com a proteção de cultivares, com a variedade não é tão simples assim. Essa já é uma desvantagem nata da proteção de cultivares.

 

Fonte:https://canalrural.uol.com.br/noticias/aprosoja-brasil-aceita-cobranca-royalties-pelo-germoplasma-59376/

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais