Buscar

O que é "Sucessão Testamentária" para efeito de herança ou partilha?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

e a previão legal que elege determinada pessoal natural, condicionando ou não a receber deteminada meação ou bem singular.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Sucessão é a transmissão de bens, direitos e obrigações de determinada pessoa em razão de seu falecimento, lembrando que a abertura da sucessão (que é diferente da abertura do inventário) se dá na data da morte do autor da herança.

Sucessão testamentária é aquela que se dá por meio de negócio jurídico unilateral realizado antes do falecimento, que opera seus efeitos com a morte. Assim, é ato de disposição dos bens em razão da vontade e não nos termos designados pela lei (este último caso seria a sucessão legítima).

Esse tipo de sucessão deve observar a existência, ou não, de herdeiros necessários, pois havendo a presença destes, somente poderá dispor em testamento de 50% de seus bens. Observemos dispositivos do Código Civil:

"Art. 1.845. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge.

Art. 1.846. Pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima."

Ademais, o testamento é ato solene que deve observar às regras específicas dos arts. 1857 e sgts do CC

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais