Buscar

O que é, quais são e quais as vantagens dos herdeiros necessários?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Roberto

Herdeiro necessário ou legitimário ou, ainda, reservatório, é o descendente (filho, neto, bisneto) ou ascendente (pai, avô, bisavô) sucessível, ou seja, é todo parente em linha reta não excluído da sucessão por indignidade ou deserdação, bem como o cônjuge.

O dono da herança, pela via do testamento, pode deixar bens para quem quiser, parentes ou não, mas se possuir herdeiros necessários vivos não poderá destinar mais que 50% dos seus bens, porque os outros 50% se constituem na legítima, que é uma parte indisponível da herança.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Herdeiros necessários são aqueles estabelecidos em lei como herdeiros que não podem ter os direitos de sucessão negados por testamento, salvo hipóteses expressas de indignidade ou deserdação.

Se trata dos descendentes, ascendentes e cônjuges, nos termos do art. 1.845, do CC:

"Art. 1.845. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge."

Ademais, como vantagem possui justamente o direito, de pleno direito, a metade dos bens da herança, conforme art. 1.846, do CC:

"Art. 1.846. Pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais