Buscar

Questão 1/5 - Epistemologia da Geografia

Questão 1/5 - Epistemologia da Geografia

Leia o seguinte fragmento de texto: 

"Esta denominação [geografia crítica] advém de uma postura crítica radical frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. Porém, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade, frente à ordem constituída. São os autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo. São, assim, os que assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa. São os que pensam a análise geográfica como um instrumento de libertação do homem". 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1987. p. 42. 

Conforme os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o desenvolvimento da geografia crítica no Brasil, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as afirmativas falsas:

(  ) A preocupação com as questões sociais no estudo da geografia brasileira teve suas primeiras abordagens na década de 1940, com destaque para os trabalhos de Caio Prado Júnior e para os estudos de Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Orlando Valverde.
(  ) Uma das primeiras propostas de renovação da geografia no país, conforme reconhecem vários epistemólogos, foi a obra Por uma Geografia Nova, de Milton Santos, em 1978.
(  ) A criação do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – foi fundamental para a consolidação da geografia crítica no Brasil, pois suas publicações se fundamentam, majoritariamente, em pressupostos marxistas.
(  ) O imenso esforço de Milton Santos para renovar a ciência geográfica em território brasileiro foi em vão, por isso suas ideias não influenciaram nem subsidiaram trabalhos posteriores. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 
A
V – F – V – F
B
V – V – V – F
C
V – V – F – F
D
F – V – F – V
E
V – F – F – V

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriel de Araujo

resposta C

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais