Buscar

Qual a fonte imediata de energia que aciona a síntese de ATP pela ATP-sintase durante a fosforilação oxidativa?

💡 2 Respostas

User badge image

Isabelle Faria

Oxigênio

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para que a vida pudesse surgir e se desenvolver, foi necessária a criação de mecanismos de obtenção de energia. Em razão disso, surgiu a respiração celular, que se ocupa com esse ofício. A primeira estratégia desenvolvida era realizar esse processo sem o envolvimento do oxigênio, afinal ele não estava disponível no ar atmosférico. Com isso, surgiu a respiração anaeróbica. Entretanto, essa forma de obtenção de energia não é muito eficiente porque tem um rendimento energético de menos de 4%, ou seja, das 690 quilocalorias (kcal) disponíveis em um mol de glicose, a célula só consegue aproveitar 20 kcal pela via anaeróbica.


Em razão dessa baixa eficiência do processo acima citado, associado a mudanças nas condições ambientais (disponibilidade de oxigênio), surgiram mecanismos mais eficientes, como é o caso da respiração aeróbica.


Isso quer dizer que as pressões do meio ambiente possibilitaram o surgimento da obtenção de energia com o uso do oxigênio, o que possibilitou o desenvolvimento de formas de vida mais complexas. Assim, é nessa modalidade que se encaixa a fosforilação oxidativa.

fonte:https://www.infoescola.com/bioquimica/fosforilacao-oxidativa/

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais