Buscar

Direito civil- obrigações

João pagou a importância de R$ 35.000,00 à Paulo, a fim de que Paulo entregasse a João um carro, marca FORD, modelo FIESTA, placa BBB-2016. Observando a presente relação verifica-se que se trata de uma obrigação de dar coisa certa. O momento mais importante desta relação é a tradição do bem. Entregue o veículo (com transferência no DETRAN), Paulo deixará de pagar IPVA, este representa uma relação obrigacional decorrente da propriedade do bem, que deixará de existir com a transferência de propriedade do bem, qual brocardo latim representa esta obrigação também conhecida como híbrida?
 

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

propter rem
0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Se chama obrigação propter rem.

Obrigação híbrida é aquela que conjuga características de direito real e de direito obrigacional, dentre as quais são trazidas as obrigações propter rem.

Obrigação propter rem
É a que recai sobre uma pessoa por força de determinado direito real. Existe sempre que o dever de prestar vincule quem for titular de determinada coisa (e.g. dever de pagar IPTU ou direito de vizinhança). Na obrigação propter rem, todavia, a substituição do titular passivo opera-se por via indireta, com a aquisição do direito sobre a coisa a que o dever de prestar se encontra ligado (e.g. o dever de pagar o IPTU recai sobre aquele que compra o imóvel). A obrigação é vinculada à coisa, passando para o titular da coisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais