Buscar

o que é edema pulmonar?

💡 2 Respostas

User badge image

Nanny Lill e Valmir Flores Domingues

Edema pulmonar (do grego οἴδημα, transbordar) é o acúmulo de fluido nos pulmões diminuindo a eficiência das trocas gasosas (O2 e CO2) podendo resultar em insuficiência respiratória. É uma das emergências médicas mais frequentes e pode ser fatal em poucas horas. É uma consequência comum de problemas cardíacos, vasculares ou por distúrbios da pressão pulmonar.

 

Causas

O edema agudo de pulmão surge de forma abrupta, frequentemente como complicação de uma insuficiência cardíaca congestiva, taquicardia ou taquiarritmiainfarto agudo do miocárdio extenso com comprometimento grave da função ventricular esquerda ou estágios terminais de neoplasias.

Também pode ser causado por obstrução das vias respiratórias gerando aumento da pressão pulmonar para mais de 25mmHg (o normal é 15mmHg) e drenagem do plasma sanguíneo dos capilares pulmonares. Além disso, pode ter causas neurológicas que prejudiquem a regulação da respiração pelo centro pneumotáxico como uma convulsões ou neurotoxina.

 

Problemas cardíacos

O edema pulmonar cardiogênico ocorre pela incapacidade do coração em receber todo o volume de sangue que o pulmão normalmente drena pelas veias pulmonares para manter suas atividades de troca de gás carbônico por oxigênio. Dessa forma pode ser consequência de[2]:

Não-cardíacos

O edema pulmonar também pode ser causada por[3]:

Sinais e sintomas

O principal sintoma do edema pulmonar obviamente é a dificuldade de respiração, causando incapacidade do paciente de permanecer deitado, mas também pode incluir[4]:

  • Tosse com sangue (classicamente rosa e espumosa),
  • Suor excessivo (sudorese),
  • Muita ansiedade,
  • Tonteira,
  • Palidez,
  • Inchaço nas pernas;
  • Dedos e lábios azulados (cianose);
  • Pressão arterial elevada.

Tratamento

O tratamento tem três objetivos: em primeiro lugar, melhorar a função respiratória, que é o mais urgente; em segundo lugar, tratar a causa subjacente, que no caso de pneumococos pode ser feito com antibióticos e em terceiro lugar, evitar maiores danos ao pulmão. Caso não tratado nas primeiras horas o edema pulmonar, especialmente no quadro agudo, pode levar à insuficiência respiratória e cardíaca, frequentemente fatal. Quando o problema é insuficiência cardíaca, medicamentos inotrópicos positivos são usados para melhorar a contratilidade do coração, como os digitálicos. Em casos graves também pode ser necessário ventilação mecânica.[5]

O tratamento depende da causa, mas baseia-se na maximização da função respiratória com máscaras de oxigênio, geralmente usando entubamento e ventilação mecânica e no controlo da situação patológica que o originou. Diuréticos também podem ajudar a diminuir o problema a médio prazo, especialmente quando há inchaço das pernas.[6]

Referências

  1. What Is Pulmonary Hypertension? From Diseases and Conditions Index (DCI). National Heart, Lung, and Blood Institute. Last updated September 2008. Retrieved on 6 April 2009.
  2. Ware LB, Matthay MA. Acute pulmonary edema. N Engl J Med 2005;353:2788-96. PMID 16382065.
  3.  http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/pulmonary-edema/basics/causes/con-20022485
  4.  http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000140.htm
  5.  http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000140.htm
  6.  http://www.patient.co.uk/health/pulmonary-oedema
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O edema pulmonar é uma condição na qual os pulmões se enchem de líquido. Também é conhecido como congestão pulmonar, água pulmonar e congestão pulmonar. Quando o edema pulmonar ocorre, o corpo se esforça para obter oxigênio suficiente e você começa a ter falta de ar.


Em casos de edema pulmonar, seu corpo vai lutar para ganhar oxigênio. Isto é devido à quantidade de fluido crescente nos pulmões impedindo que o oxigênio se mova para a corrente sanguínea. Os sintomas vão piorar até o médico remover o fluido.


Os sintomas do edema pulmonar são:

Falta de ar extrema ou dificuldade em respirar (dispneia) que piora com a atividade ou quando está deitado

Uma sensação de sufocamento ou afogamento que piora quando deitado

Chiado ou ofegando

Pele fria e pegajosa

Ansiedade, inquietação ou sensação de apreensão

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais