Buscar

Qual é a diferença entre bens fungíveis e infungíveis?

💡 3 Respostas

User badge image

Srt Souza

Os Bens fungíveis são aqueles que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade, por exemplo, o dinheiro.

Quanto aos bens infungíveis, o referido código não traz definição, mas não restam duvidas que se trate de termo oposto ao que o código definiu, assim, os bens infungíveis são os que não podem ser substituídos por outros da mesma espécie, quantidade e qualidade.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A fungibilidade é a possibilidade de ser substituído por um outro bem de mesma espécie, qualidade e quantidade.

Bem fungível é aquele perfeitamente substituível sem prejuízos, como ocorre com o dinheiro ou com uma blusa comprada em uma loja, por exemplo.

Bem infungível é aquele insubstituível, em razão de alguma caracterítica sua, como é o caso de uma obra de arte pintada por importante artista (e.g. Quadro de Leonardo da Vinci).

A fungibilidade costuma recair sobre bens móveis, mas pode recair também sobre bens imóveis, como em exemplo trazido por Carlos Eduardo Chagas: "Como por exemplo, no ajuste entre sócios de um loteamento, sobre eventual partilha em caso de desfazimento da sociedade. Hipótese em que, o sócio que se retira da sociedade, receberá certa quantidade de lotes."

Da mesma forma, um bem fungível pode se tornar infungível por vontade da parte. Exemplificando, um anel de ouro, comum e feito em escala é fungível quando exposto na loja, mas se comprada para se tornar a aliança que possuirá valor sentimental e único, então se tornará infungível por vontade da parte.

0
Dislike0
User badge image

Glaucia Lima

Os Bens fungíveis são aqueles que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade, por exemplo, o dinheiro. ... São exemplos de bens infungíveis as obras de arte, bens produzidos em série que foram personalizados, ou objetos raros dos quais restam um único exemplar

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais