Buscar

quais as classificações dos atos jurídicos?

💡 2 Respostas

User badge image

Vitor Ribeiro Xavier

O ato jurídico, espécie de fato jurídico, é fruto da vontade humana.

Pode-se dizer que são expressões da vontade humana, destinada a produção de efeitos. Há a vontade consciente e direcionada do homem para que o ato se manifeste e produza suas conseqüências, que são relevantes para o Direito. 

Os atos jurídicos, podem ser ilícitos ou lícitos. 

São ilícitos quando a vontade humana se para a produção de efeitos contrários às regras Ordenamento Jurídico. 

São lícitos, por sua vez, os atos que decorrem da vontade humana, que se destina a produção de conseqüências permitidas pelo Ordenamento Jurídico. 

Por fim , pode-se dizer que os atos jurídicos lícitos podem ser classificados em: ato jurídico strictu sensu e negócio jurídico. 

Nos atos jurídicos strictu sensu verifica-se que a vontade humana se dirige aos efeitos previamente estabelecidos em lei. E assim, não há criação de novos direitos, que são previamente previstos. Ressalta-se que as conseqüências não vão variar em relação às pessoas. 

Já o negócio jurídico revela a o papel da autonomia privada nas relações sociais, ou seja, é a possibilidade que o Ordenamento Jurídico confere aos particulares que criem regras específicas para as suas relações, desde que observados os limites gerais previstos. 

As pessoas poderão inovar, criando novos direitos nas suas relações privadas. É o espaço conferido às partes para se auto determinarem, estabelecendo direitos e obrigações, dentro de suas relações pessoais, tendo o Direito estipulado os limites.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

  • Ato jurídico em sentido amplo: há necessária presença da vontade humana
    • Sentido stricto: Há mera aderência aos efeitos estabelecidos pelo ordenamento. Assim, a vontade humana existe apenas para aderir a efeitos jurídicos já estabelecidos em norma jurídica anterior (e.g. reconhecimento de paternidade - o pai reconhece, mas os efeitos estão na lei)..
    • Negócios jurídicos: há vontade criadora, tanto na aderência quanto nos efeitos, podendo ser unilateral ou bilateral, inter vivos ou mortis causae.
  • Atos-fatos jurídicos: ato humano é essencial, mas a vontade humana é irrelevante para produção de efeitos. Exemplo: ao achar coisa perdida, o descobridor que a restituir passa a fazer jus à recompensa,
    tenha querido ou não adquirir tal direito.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais