Buscar

Qual a lei de diretrizes e bases?

💡 5 Respostas

User badge image

viviane werneck

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil é a Lei nº9394/1996.

0
Dislike0
User badge image

Bruno .

Obrigado

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Educação Especial.


Na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205 ser "[...] a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (BRASIL, 1988) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96, que tem como objetivo principal o preparo do indivíduo para viver em sociedade e, nas palavras da lei, de acordo com seu título I, a educação é responsável pelo “pleno desenvolvimento do educando” (BRASIL, 1996). Ainda nas palavras da lei, do mesmo título, artigo 1º, parágrafo 2º, “[...] a educação deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.” (BRASIL, 1996).


Em especial, a Lei n° 9.394, intitulada "Lei de diretrizes e bases da educação nacional” define a educação especial e assegura o atendimento aos educandos com necessidades especiais. Além dela, há a Resolução CNE/CEB nº 2, que institui as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 14 dez. 2018.

GUIMARAES, L. T.; SANTANA, M. S. R. ; MOTTA, G. M. . Políticas Educacionais para a educação básica no brasil: entre o pleno desenvolvimento e a semiformação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, p. 2/32-42, 2012.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais