Buscar

QUAIS OS SINTOMAS DA ACIDOSE METABÓLICA E DA ACIDOSE RESPIRATÓRIA?

💡 1 Resposta

User badge image

Milena Pereira

Acidose respiratória: é o aumento da PCO2, pode ou não aparecer compensação do HCO3 o pH apresenta-se mais baixo. Causas: diminuição da FR ou hipoventilação, por alterações pulmonares ou do SNC. Sinais e Sintomas: quando crônica, em sua maioria é assintomática; já na forma aguda, o paciente pode apresentar cefaleias, tonturas, confusão, tremores, diminuição dos reflexos e disturbios na marcha.

 

Acidose metabólica: pode ocorrer como resultado de metabolismo anormal; o corpo produz excesso de ácido (como na diabetes mellitus tipo 1 mal controlado); ou quando os rins não funcionam normalmente e são, portanto, incapazes de excretar quantidades suficientes de ácido na urina. Causas: Cetoacidose diabética (acúmulo de cetonas); medicamentos e substâncias, tais como acetazolamida, álcool, aspirina e ferro; acidose lática (acúmulo de ácido lático que ocorre como resultado de choque; perda de bases, tais como bicarbonato, através do trato digestivo, decorrente de diarreia, ileostomia ou colostomia; doença renal avançada. Sinais e Sintomas: pode não apresentar sintomas, mas podem aparecer náusea, vômito, cansaço, respiração mais profunda e taquipineica (o corpo tenta corrigir a acidose exalando mais dióxido de carbono), a pessia se sente extremamente fraca e sonolenta e pode se sentir confusa.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais