Buscar

Antecipação de Tutela II

  1.      Qual o requisito da decisão que concede ou indefere o requerimento de antecipação de tutela.
  2.      A antecipação de tutela é pedido ou requerimento? Explique.
  3.      É viável ao juiz conceder a antecipação de tutela de ofício? Explique.
  4.      A decisão que concede a antecipação de tutela é definitiva? Explique.
  5.      Qual a natureza jurídica da decisão judicial sobre o requerimento de antecipação de tutela?
  6.      Em que momento poderá ser antecipada a tutela? Poderá ser concedida em sentença? E em esfera recursal?

💡 2 Respostas

User badge image

Isabela Martins Gonçalves

A antecipação de tutela é como se fosse uma tutela de urgência, e para concede-la são necessários 4 requisitos: A prova de que a parte possui aquele direito (fumus boni iuris), a possibilidade de reversibilidade dos efeitos da decisão (ex: a pessoa está recebendo o benefício e aí quando o juiz profere a sentença, descobre-se que a pessoa não tinha direito ao benefício, então ele tem que poder ser retirado da pessoa), a prova de que a não concessão da tutela antecipada acarretará em um dano irreparável para a requerente da tutela (periculum in mora) e o abuso do direito do réu. 

Pedido e requerimento é a mesma coisa, a única diferença é que o último é mais formal. A decisão de antecipação de tutela não é uma decisão viável ou inviável, mas necessária caso se configurem os requisitos mencionados acima, se o juiz, de ofício, sem requerimento da parte, percebe que se a pessoa não tiver antecipação de tutela ela terá algum prejuízo, o juiz deve conceder a antecipação de tutela.

Como já mencionado nos requisitos acima, a antecipação de tutela não é definitiva e mais, ela deve poder ser revertida no futuro. Ela é dada por meio de uma decisão interlocutória.

E, por ultimo, a tutela pode ser antecipada a qualquer momento, inclusive em sentença, se ela foi indeferida, a parte pode interpor um agravo de instrumento pedindo para reconsiderarem a decisão sobre a antecipação de tutela e, nesse caso, será o Tribunal que irá julgar essa questão e, se ele perceber que os 4 requisitos se configuram, poderá sim conceder a antecipação de tutela.

Espero que eu tenha abordado tudo, se eu não tiver sido muito clara em algum ponto, pode perguntar que eu tento explicar dnovo. :)

 

0
Dislike0
User badge image

Isabela Martins Gonçalves

Aliás, perdão, retificando... o juiz não pode conceder a tutela de oficio, apenas a requerimento da parte conforme o art. 273 do CPC

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais