Buscar

Antecipação de Tutela III

  1.      É possível o réu requerer a antecipação de tutela. Explique e exemplifique.
  2.      No que consiste a vedação a concessão de antecipação de tutela em razão de sua irreversibilidade?
  3.      Há possibilidade de o juiz condicionar a concessão de antecipação de tutela a prestação de caução? Explique.
  4.   Disserte sobre discussão sobre a nomenclatura do instituto (antecipação de tutela/tutela antecipada/antecipação dos efeitos da tutela de mérito).

**não precisa responder todas

💡 1 Resposta

User badge image

Láurea Assessoria Acadêmica

Respondendo a primeira pergunta, tem-se que é impossivel o Réu/Requerido postular a antecipação dos efeitos da tutela, salvo se houver proposto reconvenção (nova ação contra o Autor, no mesmo prazo da contestação),  pois o único objetivo dessa figura é justamente antecipar os efeitos que a sentença de mérito conceber, em caso de procedência. 

Nesse sentido, colaciona-se julgado do Tribunal de Justiça Gaúcho:

AGRAVO INTERNO. DECISÃO MONOCRÁTIVA EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. NEGÓCIOS JURÍDICOS BANCÁRIOS. AÇÃO REVISIONAL. ANTECIPAÇÃO DE TUTELA. PEDIDO PELO RÉU. INVIABILIDADE. Não há falar em possibilidade de pedido de antecipação de tutela pelo réu, na ausência de reconvenção, pois sendo o objeto da tutela antecipar os efeitos que serão concedidos pela procedência do pedido inicial, somente cabe conjeturar sobre sua antecipação em relação ao autor da demanda. Exegese do art. 273 do CPC. Impossibilidade, portanto, de se impor ao autor que deposite os valores incontroversos do débito. Precedentes jurisprudenciais. NEGADO PROVIMENTO AO RECURSO. UNÂNIME. (Agravo Nº 70015540545, Décima Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Pedro Celso Dal Pra, Julgado em 22/06/2006).

Quanto a segunda pergunta, tem-se que quando presente a irreversibilidade (impossibilidade de retorno ao status quo ante) é impossivel se conceder a antecipação dos efeitos da tutela, conforme o seguinte julgado do TJ/RS

AGRAVO DE INSTRUMENTO. ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL. ANTECIPAÇÃO DA TUTELA. ARTIGO 1º DA LEI Nº 9.494/97. POSSIBILIDADE. AUSÊNCIA DE IRREVERSIBILIDADE. Não há perigo de irreversibilidade, na espécie, tampouco se esgota o objeto da ação, permanecendo a plausibilidade de sua apreciação em posterior decisão de mérito. O artigo 1º da Lei nº 9.494/97 elenca determinadas possibilidades em que impossível a concessão datutela em detrimento da Fazenda Pública, não abarcando a hipótese aqui versada. Trata-se de verba de natureza alimentar, não havendo óbice para a concessão datutela por não existir vedação expressa à concessão. AUXÍLIO-DOENÇA. DEPRESSÃO. EXAMES PSICOLÓGICOS DANDO CONTA DA CESSAÇÃO DA DOENÇA. PRESUNÇÃO DE VERACIDADE DOS ATOS ADMINISTRATIVOS. Conjunto probatório suficiente para derruir as alegações da parte autora no sentido de que faz jus à manutenção do benefício de auxílio-doença, mormente em razão das perícias posteriormente realizadas, que não reconheceram incapacidade para o trabalho, determinando o retorno da autora. Impossibilidade de manutenção dos vencimentos no curso do processo e de concessão de antecipação da tutela. Prevalência da presunção de veracidade e legitimidade dos atos da Administração Pública. AGRAVO DE INSTRUMENTO DESPROVIDO. (Agravo de Instrumento Nº 70046198636, Quarta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Luiz Reis de Azambuja, Julgado em 29/02/2012).

Quanto a terceira pergunta, temos que em alguns casos é possivel mediante a prestação de caução, conforme o seguinte julgado do TJ Gaúcho (entendimento ja sedimentado pelo STJ): 

AGRAVO DE INSTRUMENTO. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. AÇÃO REVISIONAL. ANTECIPAÇÃO DA TUTELA. 1. Possibilidade de concessão da antecipação da tutelaem ação revisional (cadastro de inadimplentes e manutenção na posse), desde que as alegações encontrem amparo na jurisprudência consolidada dos Tribunais Superiores e o devedor efetive o depósito regular da parcela incontroversa ou preste caução idônea. Matéria sedimentada no Superior Tribunal de Justiça (REsp 1061530/RS, REsp 1112879/PR e AgRg no REsp 957135/RS). 2. Comprovação, no caso concreto, de cobrança de encargo abusivo no período da normalidade contratual. Tutela antecipada concedida. RECURSO PROVIDO. DECISÃO MONOCRÁTICA. (Agravo de Instrumento Nº 70061757233, Décima Quarta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Judith dos Santos Mottecy, Julgado em 23/09/2014).

Bons estudos!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais