Buscar

Confissão no Processo Civil

  1.      Conceitue e classifique a confissão.
  2.      É possível a confissão provocada ser extrajudicial? Explique.
  3.      Disserte sobre a eficácia probante da confissão.
  4.  Explique a incindibilidade/indivisibilidade da confissão e sua exceção.
  5.  Em face de coação exercida pelo autor, e desconhecida pelo juiz, o réu apresentou, no curso do processo e antes da finalização da instrução probatória, petição na qual confessa os fatos que lhe foram imputados. Em razão disto, da confissão, o juiz sentenciou procedente o pedido do autor, decisão que acabou sendo recorrida pelo réu. O processo está em trâmite perante o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. O réu lhe procura e lhe relata que a confissão, prova que justificou sozinha a procedência da demanda, foi por ele realizada sob coação do autor. E assim, o réu pede para que você, na qualidade de seu advogado, adote medida jurídica capaz de atacar a confissão realizada. Na qualidade de advogado do réu, qual a media jurídica que você adotaria? Justifique.

**não precisa responder todas

💡 1 Resposta

User badge image

Leonardo Missias

A confissão é um meio de produção de prova que parte do próprio polo processual (requerente ou requerido/ autor ou réu), possuindo como único objetivo o reconhecimento das afirmativas realizada pelo "adversário". Isto é, este instituto civil prejudica quem o exerce e beneficia o outrem. 

A confissão pode ser real (aquela em que a parte realiza de forma voluntaria) ou ficta (pelo não cumprimento de determinado ônus processual, v.g). Pode ainda ser judicial (é identificada no desenvolver do processo) ou extajudicial (fora do processo, como uma carta que é direcionada a outra parte, v.g).

No caso em analise, o mais aconselhavel seria a inpetração de uma apelação com o objetivo de anular o reconhecimento ou a procedência da ação, já que a sentença se baseia na confissão irregular. Mesmo esta sendo irrevogavel, a priori, deve ser voluntario, ou seja, o individuo deve depor de forma espontanea, sem quaisquer elementos que a pressionem ou a coibem a realizar este ato. Assim, a partir do momento em que o autor coagi o réu a realizar a confissão, esta é invalida, pois o modo como foi obtida não é admitida pelo ordenamento jurídico vigente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais