Buscar

Como o trabalho escravo se constituiu em um obstáculo para o desenvolvimento dos sistemas de ensino no Brasil do século XIX?

💡 3 Respostas

User badge image

Beatriz Silva

No período final da abolição da escravidão, a população negra brasileira esteve em outra representação, pois, em maioria, saiu da condição de escravidão e entrou direto na condição de marginalizada, ou seja, de exclusão. 

Deste modo, vale ressaltar que essa população, além disso, não teve acesso ao mercado de trabalho, e não teve acesso à educação que apesar da proposta do ensino liberal, as influências no ensino baseado nas estruturas da igreja era bem mais forte, o que em um primeiro momento atrapalhou o desenvolvimento da construção das formas de ensino que eram elaboradas no século XIX. 


Espero ter te ajudado!


 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A educação é de fundamental importância para o desenvolvimento pessoal, social e financeiro de um determinado individuo, na sociedade em que o mesmo está inserido.

Dessa forma, cabe ao indivíduo buscar a área que possui mais afinidade para assim aprofundar os seus estudos e atuar na área que tanto deseja seguir profissionalmente.

O trabalho escravo se constituiu como obstáculo para o desenvolvimento de ensino do Brasil pelo fato de dar uma educação de qualidade a uma minoria do país, retirando o direito e oportunidades de estudo de negros e pessoas de baixa renda, segregando cada vez mais as diferenças.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais