Buscar

o método Halliwick é muito usado em pacientes adultosn e pedriáticos?

💡 1 Resposta

User badge image

Evandro Ferraz de A. Júnior

Os principais métodos usados hoje são: Halliwick, Bad Ragaz, Watsu e a Hidrocinesioterapia.

Método Halliwick: Desenvolvido em 1949, na Halliwick School for Gils em Southgate, Londres. McMillian, o criador da técnica. Inicialmente desenvolver a técnica para ser usada como recreação, que tinha como objetivo dar independência individual na água, para pacientes com incapacidade e treiná-los a nadar. Tem princípios de abordagem motora, é direcionado no tratamento da incapacidade dos pacientes, usado como método fisioterapetico. O Método Halliwick enfatiza as habilidade dos pacientes na água e não suas limitações. Essas técnica tem sido utilizada para tratar terapeuticamente pacientes pediátricos ou adultos com diferentes alterações de desenvolvimento e disfunções neurológicas, na Europa e nos Estados Unidos da America do norte.

Com o passar dos anos, ele foi aperfeiçoando seu método original e adotou técnicas adicionais que foram estabelecidas a partir dos seguintes princípios:

Adaptação ambiental:  adaptação ao meio líquido de forma que a confiança na água possa ser estabelecida. E conhecimento das forças físicas da água, como empuxo e gravidade, que podem proporcionar rotatividade do corpo.

Restauração do equilíbrio: enfatiza a utilização de grandes padrões de movimento, principalmente com os braços para mover o corpo em diferentes posturas e ao mesmo tempo manter o equilíbrio.  O paciente é capaz de manter a posição do corpo enquanto flutua em descanso, fazendo pequenos ajustes quando há turbulência.

Inibição: é a capacidade de criar e manter uma posição ou postura desejada através da inibição de padrões posturais patológicos.

Facilitação: é a capacidade de criar um movimento que desejamos mentalmente e controlá-lo fisicamente, sem utilizar a flutuação. Tal aprendizado é graduado através do programa de 10 pontos, que utiliza a seqüência do desenvolvimento do movimento físico pelo córtex cerebral.

O método Bad Ragaz é uma coleção de técnicas hidrocinesioterápicas desenvolvidas para aplicação em água quente, com objetivo de promover a reeducação, o fortalecimento, o alongamento, o relaxamento muscular e a inibição do tônus, onde são realizados movimentos diagonais e tridimencionais. As propriedades físicas da água como flutuação, turbulência, pressão hidroestática, tensão superficial e capacidade térmica, são usadas para facilitar a recuperação cinético-funcional em um programa de relaxamento muscular, estabilização e exercícios resistidos progressivos. Tal técnica originou-se na Alemanha pelo Dr. Knupfer Ipsen, cujo objetivo era promover a estabilização do tronco e das extremidades através de padrões de movimentos básicos e, se resistidos, realizados segundo os planos anatômicos. O paciente é posicionado em decúbito dorsal, com auxilio de flutuadores ou anéis no pescoço, pelve e tornozelos, por isso que a técnica também é designada de método dos anéis. Atualmente, o método Bad Ragaz é constituído de técnicas de movimentos com padrões em planos anatômicos e diagonais, com resistência e estabilização fornecidos pelo fisioterapeuta. O posicionamento do paciente é mantido em decúbito dorsal através de flutuadores nos seguimentos anatômicos já mencionados anteriormente. A técnica pode ser utilizada passiva ou ativamente em pacientes ortopédicos, reumáticos, ou neurológicos. Os objetivos terapêuticos incluem redução de tônus muscular, pré-treinamento de marcha, estabilização de tronco, fortalecimento muscular e melhora da amplitude articular.

O método Bad Ragaz é subdividido em técnicas:

Isotonicamente: neste exercício, a resistência é graduada e controlada pelo fisioterapeuta, o qual age como um estabilizador movendo-se a partir do movimento do paciente na água. O fisioterapeuta pode aumentar ou diminuir a resistência, movimentando o paciente na mesma direção (assistido), ou em direção oposta ao movimento (resistido). Isocineticamenteneste exercício, a resistência é graduada e controlada pelo paciente, o fisioterapeuta atua como um fixador enquanto o paciente se movimenta. O fisioterapeuta

fixa parte do corpo, enquanto o paciente determina a quantidade de resistência proporcionalmente à velocidade do movimento.

Passivamenteo paciente é movido na água, de um lado para outro provocando um alongamento passivo de tronco. Os objetivos desses ex. São o relaxamento, a mobilização, a inibição do tônus muscular e o alongamento de tronco e coluna.

Isometricamenteo exercício isométrico na água é realizado quando o paciente mantém determinada posição, enquanto é movido na água. A posição do paciente é fixa, sendo que a água provê a resistência para a contração sustentada do paciente.

 Posicionamentoo paciente utiliza colar cervical e cinturão pélvico ao nível l1 - s2, podendo-se utilizar “caneleiras”.

O método Watsu também conhecido como Water Shiatsu, foi criado por Harold Dull em 1980. Enquanto outras modalidades baseiam-se em contacto, Watsu trabalha a exploração que a água possibilita levando tanto ao doador quanto ao receptor a novos níveis de conexão e confiança. Isso, combinado com os benefícios terapêuticos da água aquecida leva e maior liberdade de movimento que incentiva criar uma forma de produzir efeitos em todos os níveis do nosso ser. Tal técnica aplica os alongamentos e movimentos do shiatsu zen na água, incluindo alongamentos passivos, mobilização de articulações e hara-trabalho, bem como pressão sobre tsubos para equilibrar fluxos de energia através dos meridianos. Além dos benefícios físicos resultantes dos movimentos e alongamentos facilitados pela utilização da água morna, o poder do Watsu em reduzir o estresse se baseia na eficiência em relação às condições nas quais o estresse está implicado e em sua crescente popularidade entre o público em geral. Muitos saem de uma sessão de Watsu dizendo que nunca tinham se sentido tão relaxados. Há dois tipos de posições no watsu: as posições simples e complexas. As simples incluem os movimentos básicos e de livre flutuação. As posições complexas são chamadas de berços. O fluxo de transição do Watsu consiste em: uma abertura, os movimentos básicos e três sessões: 1- berço de cabeça, 2- embaixo da perna distante, ombro e quadril, 3- berço da perna próxima e uma conclusão.

Método da hidrocinesioterapia ou terapia aquática é o termo mais conhecido atualmente, para os exercícios terapêuticos realizados em piscina termo-aquecida. É um conjunto de técnicas terapêuticas fundamentadas no movimento humano. Tem por finalidade a prevenção e cura das mais variadas patologias. Sua utilização exige do fisioterapeuta conhecimentos das propriedades da hidrodinâmica (água em movimento) e termodinâmicas da água assim como a anatomia, fisiologia e a biomecânica corporal. A terapia em ambiente aquático tem grande valor terapêutico quando necessita nenhuma ou mínima sustentação de peso ou quando há inflamação, dor, retração, espasmo muscular, limitação da amplitude de movimento e força, que podem, de maneira isolada ou conjunta, alterar as funções hegemônicas do corpo humano, como: respiração, alimentação, postura estática com o olhar horizontal com o menor gasto energético e a reprodução. A água revela qualidades terapêuticas quando ministradas dentro de um limite de temperatura e tempo. O tempo pode variar inicialmente entre 5 e 15 minutos, e evoluindo gradativamente de acordo com a aceitação, ganho de resistência muscular e condicionamento cardiovascular do paciente chegando até 2 horas de duração. A compreensão do movimento na água e da sua diferença em relação ao movimento no solo é essencial para o planejamento de uma progressão gradual de exercícios de hidroterapia. O tipo de lesão, a composição corporal do paciente e sua habilidade aquática determinam os tipos de exercícios, a postura ideal, a velocidade do movimento, a profundidade da água e os equipamentos a serem usados a cada fase do tratamento. As entradas e saídas do paciente na piscina são diferenciadas entre pacientes que deambulam e os que não deambulam, bem como os procedimentos utilizados para a adaptação do individuo ao meio liquido. Cabe salientar que todo o programa e execução do tratamento são personalizados, específicos para cada paciente.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais