Buscar

A ALERGIA É UM PROCESSO INFLMATÓRIO CRÔNICO MEDIADO POR ANTICORPOS QUE SE LIGAM A RECEPTORES DE CÉLULAS ESPECIFICAS .QUE CÉLULAS SÃO ESSAS?

histologia e embriologia

💡 5 Respostas

User badge image

Jamile Moreira

São os mastócitos que após a IgE se ligar, serão sensibilizados, provocando degranulação e iniciando o processo de hipersensibilidade.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Essas células são os mastócitos, que são células grandes, livres que possuem em seu citoplasma inúmeros grânulos que são tão abundantes que podem chegar a mascarar o núcleo esférico e central. 


Sua principal função é armazenar potentes mediadores químicos da inflamação, como heparina, histamina e serotonina. Eles secretam também a substância de ação lenta e sua superfície contem receptores específicos para imunoglobulina E (IgE) produzida pelos plasmócitos. 


A maior parte das moléculas de IgE fixa-se na superfície dos mastócitos e dos granulócitos basófilos. A liberação de mediadores químicos armazenados nos mastócitos promove reações alérgicas denominadas “reações de sensibilidade imediata”, nas quais atrai os leucócitos até o local e causa também vasodilatação.


Portanto, os anticorpos se ligam a receptores dos mastócitos.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/mastocitos/31067

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais