Buscar

Nos crimes contra a honra previstos no Código Penal, todas as hipóteses delituosas enumeradas admitem a exceção da verdade.

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Bismark

GABARITO: ERRADO

Apenas Calúnia e Difamação , a Injuria não cabe !

0
Dislike0
User badge image

Marcos Ribeiro

Exceção da verdade é uma forma de provar que o que se alega a nosso respeito não é real, verdadeiro, por isso cabe exceção da verdade. Por tratarem- se de crimes objetivos (calúnia e difamação) e repercutirem diretamente no meio social em que vivemos, maculando desta forma nosso prestígio e integridade, é perfeitamente lógico que o legislador nestes casos permita o uso da exceção da verdade, na busca da verdade real. O mesmo não se aplica a injúria por trata- se de um crime que atenta diretamente à nossa honra subjetiva, não sendo necessário, portanto que se prove alguma coisa a alguém.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Não. A exceção da verdade só é admitida no crime de calúnia e no crime de difamação, sendo que, nesse caso a exceção só é admitida quando o fato difamador é em relação ao funcionário público em razão de sua função. No crime de injúria não cabe exceção da verdade nem retratação. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais