como é que o tripanossoma brucey escapa da resposta imunológica
2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Trypanosoma brucei é um protozoário do género Trypanosoma. Este parasita é transmitido ao ser humano e a outros mamíferos através da picada de uma mosca do género Glossina, conhecida como mosca Tsé-Tsé, portadora do parasita, após esta ter sido infetada através da ingestão de sangue humano ou animal contaminado.
Existem três subespécies de Trypanosoma brucei que causam quer a Tripanossomíase Humana Africana, conhecida como doença do sono, quer a Tripanossomíase animal, conhecida como Nagana, em várias espécies de ruminantes. Estas doenças ocorrem exclusivamente em países da África Subsariana onde são observadas as moscas Tsé-Tsé.
Portanto, o T. brucei é um parasita eucariótico unicelular, possuindo corpo alongado, núcleo central, apenas uma mitocôndria alongada que alberga o cinetoplasto, local onde encontra-se o DNA mitocondrial; possui um flagelo que lhe confere motilidade.
Fonte: http://knoow.net/ciencterravida/biologia/trypanosoma-brucei/
Danny Siqueira
Há mais de um mês
Pela variação antigênica que devido as modificações no revestimento da superficie(troca de antigenos) permite o combate ao sistema imune do hospedeiro.
Funciona da seguinte maneira: o parasita Trypanosoma brucei faz com que as proteínas no seu envelope viral estejam em constante mudança, alternando entre dois tipos de proteínas de superfície e são justamente essas proteínas essencials para entrar na célula hospedeira, sendo assim, o Trypanosoma brucei mantém-se sempre um passo à frente da resposta imune.