Buscar

Como podemos descrever o Estado Democrático de Direito?

O Estado Democrático de Direito.

💡 6 Respostas

User badge image

Vitor Luiz Fanfa

É um fenômeno característico da modernidade, é fruto de um processo histórico que envolveu transformações sociais, econômicas e culturais. Esse processo foi peculiar em cada país, pois dependeu das características específicas de cada sociedade, o que facilitou ou dificultou a efetivação da democracia constitucional. Montesquieu e Rousseau são apresentados como fundadores da teoria.

Para entender detalhadamente é necessário fazer um grande parêntese histórico estudando desde o absolustimo (Thomas Hobbes) até os precursores do Estado Dem. de Direito (Rousseau e Montesquieu).

Resumidamente o Estado Democratico de Direito é o viés  que designa qualquer Estado que se aplica a garantir o respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica. Em um estado de direito, as próprias autoridades políticas estão sujeitas ao respeito das regras de direito. 

O Estado de Direito nos dias atuais tem um significado de fundamental importância no desenvolvimento das sociedades, após um amplo processo de afirmação dos direitos humanos, sendo um dos fundamentos essenciais de organização das sociedades políticas do mundo moderno.

Mesmo assim continuamos no Século XXI com o objetivo de buscarmos mecanismos de aperfeiçoamentos para o modelo do Estado para que o mesmo atinja o quanto antes o equilíbrio entre a liberdade e igualdade dos seres humanos e possa proporcionar o ideal de oportunidades de desenvolvimento com saúde, segurança, habitações dignas, educação para todos. 

 

5
Dislike0
User badge image

Ruan Diego de Lima Sousa

O Estado de Direito se dá com a passagem do Estado de Polícia para o Estado de direito, ao qual á aprtir desse ponto o Estado passa não a se valer da norma para os seus designos, mas sim a criá-la visando um objetivo comum, e este passa a ser o primeiro a se submeter as leis por ele criadas, figurando o início da segurança jurídica. Não necessariamente todo estado de Direito seja Estado Democrático de Direito. Diz-se Estado Democrático de Direito aquele em que o povo ter a prerrogativa de participar politicamente do estado, podendo escolher seus líderes e participar do processo legislativo.

O Estado de Direito pode ser Democrático, Social, Liberal, ou mesclas entre estes.

4
Dislike0
User badge image

Mário Augusto Constant de Lima

Estado de Direito é o que se pauta no Direito para resolver as relações e conflitos interpessoais de sua sociedade. Estado democrático de Direito também é assim, mas sua organização política se baseia na democracia, o governo do povo.

Espero ter ajudado. Sds.

2
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais