Buscar

como funciona a sistemar cardiovascular?

💡 5 Respostas

User badge image

rebeca costa mello

Sistema Circulatório (cardiovascular)  humano possui como composição central o sangue. O sistema cardiovascular consiste no sangue, no Coração e nos Vasos Sanguíneos. Ao sangue, líquido que circula em nossas artérias e veias cabe nada menos de quatro funções:

1) recolher, nos alvéolos pulmonares e nas vilosidades intestinais, o oxigênio e demais alimentos de que necessitamos, e distribuí-los às células;

2) receber, destas mesmas células, as substâncias de desassimilação por elas expelidas, e levá-las a órgãos especiais (pulmão, rins, etc.), que se encarregam de eliminá-las;

3) estabelecer relações entre as várias partes do organismo, distribuindo por elas os produtos das glândulas de secreção interna;

4) auxiliar o equilíbrio da temperatura, e do conteúdo em água, no organismo;

5) contribuir para a defesa deste último.

O sangue apresenta-se como um líquido vermelho, variando de tonalidade segundo o vaso de que provém; escuro, se de veia, vermelho vivo, se de artéria, dependendo, a diferença, do grau de oxigenação. Viscoso, um pouco mais denso que a água (1,060).

A quantidade total do sangue, aliás variável por múltiplas circunstâncias, regula, segundo Bischoff, que a mediu em dois criminosos guilhotinados, 1/13 do peso do indivíduo: 5 litros, portanto, para quem pese 65 quilos. Os órgãos que mais sangue têm, além do coração e dos grandes vasos, são o fígado, os músculos e os pulmões.

1
Dislike0
User badge image

rafaella martins

De acordo com a anatomia do sistema cardiovascular, o coração é um músculo oco, localizado no centro do tórax, que funciona como uma bomba. Ele é dividido em quatro câmaras:

  • Dois átrios: é por onde o sangue chega no coração vindo do pulmão através do átrio esquerdo ou vindo do corpo através do átrio direito;
  • Dois ventrículos: a partir daí o sangue vai para o pulmão ou para o  do corpo sendo ejetado respectivamente pelo ventrículo direito e ventrículo esquerdo.

O lado direito do coração recebe o sangue rico em gás carbônico e o leva para os pulmões, onde ele recebe oxigênio. Dos pulmões, o sangue segue para o átrio esquerdo e desse, para o ventrículo esquerdo, de onde sai a artéria aorta, que leva o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo corpo.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema cardiovascular é o sistema orgânico que transporta o sangue através dos vasos de e para todas as partes do corpo, transportando nutrientes e oxigênio para os tecidos e removendo dióxido de carbono e outros resíduos. É um sistema tubular fechado em que o sangue é impulsionado por um coração muscular. Dois circuitos, o pulmonar e o sistêmico, consistem em componentes arteriais, capilares e venosos.


A principal função do coração é servir como uma bomba muscular que impulsiona o sangue para dentro e através dos vasos de e para todas as partes do corpo. As artérias, que recebem esse sangue a alta pressão e velocidade e o conduzem por todo o corpo, possuem paredes espessas compostas de tecido fibroso elástico e células musculares.


A árvore arterial, termina em vasos musculares curtos e estreitos chamados arteríolas, das quais o sangue entra em tubos endoteliais simples conhecidos como capilares. Esses capilares finos e microscópicos são permeáveis ​​a nutrientes celulares vitais e produtos residuais que eles recebem e distribuem.


Dos capilares, o sangue, agora exaurido de oxigênio e sobrecarregado com produtos residuais, movendo-se mais lentamente e sob baixa pressão, entra em pequenos vasos chamados vênulas que convergem para formar veias, orientando o sangue no caminho de volta ao coração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais