Buscar

Qual é a diferença entre MEI (microempreendedor individual) e EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada)?

Qual é a diferença entre MEI (microempreendedor individual) e EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada)?

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

Prezado Mário,

Na prática, a diferença mais significativa está associada a integralidade do capital, sendo que no caso das EIRELI o valor deste não poderá ser inferior a 100 vezes o maior salário mínimo vigente no país, o que estabelece limites para esta opção de pessoa jurídica, deixando de fora os empresários de menor porte, ou com menos volume de capital, que então poderão optar pela MEI.

Um abraço!

3
Dislike1
User badge image

Aléxia Kílaris

EIRELI significa Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, trata-se de uma empresa composta somente por uma pessoa que é quem detém a totalidade do capital social. Como a responsabilidade é limitada, somente o patrimônio/capital social da empresaé comprometido com eventuais dívidas do empreendimento, portanto, os bens pessoais desse único sócio estão protegidos. 

MEI quer dizer Micro Empreendedor Individual, trata-se de uma inovação da lei complementar 123/06. Um MEI não pode ter sócios, pode ter somente funcionários e  uma receita bruta de anual de até 81 mil reais. Normalmente o MEI é enquadrado do SImples Nacional e fica isento dos tributos federais. É exigido o pagamento de um valor fixo mensal que varia de 48 reais a 53 reais, dependendo da atividade realizada. Este valor pago é destinado à previdência Social e ao ICMS. 

2
Dislike0
User badge image

Mário Augusto Constant de Lima

Obrigado Sidney, abs!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais