Buscar

Quais são as diferenças mais importantes entre forças intermoleculares e as que operam dentro das moléculas ou entre íons?

💡 2 Respostas

User badge image

Gilberto Souza Beto

Quando duas molecas se aproximamham uma interação de seus campos magneticos o que faz surgir uma força entre elas

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

As forças intermoleculares conhecidas como dipolo-dipolo são aquelas que estão presentes em compostos de natureza polar, ou seja, com distribuição assimétrica de carga elétrica pela molécula. Por exemplo, a molécula de ácido clorídrico (HCl) existe uma região fortemente carregada positivamente (o hidrogênio) e outra fortemente carregada negativamente (o cloro), responsáveis pela polaridade da molécula. Outros exemplos são os demais ácidos de halogênios, e o monóxido de carbono (CO).

As forças intermoleculares conhecidas por dipolo-induzido são causadas pela aglomeração, pelo acúmulo de elétrons em uma determinada região da molécula. Nesse caso, tem-se a indução de um polo de natureza elétrica, o qual pode ser momentâneo. Ocorre nas moléculas apolares, isto é, com simetria estrutural. O gás flúor, por exemplo, é um composto apolar, mas em um dado instante ocorre um acúmulo de elétrons em uma dada região, a qual atua movendo as moléculas vizinhas a também entrarem em equilíbrio. Outros exemplos de moléculas com forças dessa natureza são os gases metano (CH4) e carbônico (CO2).

Entre as forças de natureza intermolecular, a de maior influência nas propriedades físicas das moléculas são as ligações de hidrogênio. Ocorrem quando se tem moléculas contendo átomos de hidrogênio ligados a átomos de nitrogênio, flúor ou oxigênio. Esses elementos, por serem muito eletronegativos, atuam de modo que essa interação fique mais forte, o que acaba deixando os polos muito acentuados. É o que ocorre, por exemplo, na molécula de água.

De modo geral, as forças intermoleculares dipolo-induzido são mais fracas do que as forças dipolo-dipolo, e essas mais fracas do que as forças ligações de hidrogênio.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais