Buscar

Quais são as caracteristicas da ciência humana

💡 2 Respostas

User badge image

Kell

Embora chamadas de ciências humanas, o objeto de estudo é plural e envolve o ser humano e suas tecnologias.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As Ciências Humanas, também chamadas de humanidades, são conhecimentos estudados em áreas científicas que tratam do ser humano como indivíduo e como parte da sociedade. As Ciências Humanas são as áreas ou disciplinas que colocam o homem e as relações sociais no centro da pesquisa. Na formação acadêmica, esses conhecimentos são organizados em cursos como Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Pedagogia, Literatura, Economia, Administração, Comunicação Social, Geografia, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, entre outras.


Também chamada de ciência “não exata”, produz pesquisas que lidam com a subjetividade do pesquisador e do pesquisado. A pesquisa e o ensino das Ciências Humanas nos permitem olhar para o mundo onde vivemos, perceber suas mudanças e suas tendências, compreender grupos e comportamentos, observar as mudanças históricas da vida em sociedade e projetar que tipo de sociedade queremos para o futuro.

Todas as áreas das Ciências Humanas são baseadas em teorias, critérios científicos, observação de situações concretas, análise de dados e informações. Conforme o tema de estudo e o curso escolhido, o propósito da observação e do estudo serão alterados, assim como o tipo de objeto registrado a ser estudado.


O objeto de estudo de cada Ciência Humana pode ser abordado de diferentes formas e ângulos. O curso de História, por exemplo, vai mostrar como as sociedades se construíram e se modificaram ao longo do tempo. Há historiadores que estudam como aconteceu a Revolução Industrial e como ela modificou as relações entre as pessoas, o mercado de trabalho, as formas de produção, a circulação de bens, de dinheiro de pessoas. Há outros que analisam como a vida das mulheres foi alterada ao longo dos séculos.

Cada área tem suas teorias, conceitos e formas empíricas de fazer pesquisa e de ensinar seus alunos sobre o mundo e suas mudanças. Nos cursos de Ciências Humanas, o ponto em comum é colocar as pessoas e as relações sociais no centro da observação, da teoria, da pesquisa e do ensino.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais