Buscar

O que e Ação Penal Publica

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Mendes

É o instrumento utilizado pelo Ministério Público para postular ao Estado a aplicação de uma sanção decorrente de uma infração penal.

 

Divide-se a ação penal pública em incondicionada e condicionada. Destarte:

 

1. Incondicionada é a iniciada mediante denúncia do Ministério Público nas infrações penais que interferem diretamente no interesse público. É a regra no processo penal. Portanto, independe de representação ou requisição.

 

2. Condicionada é a intentada mediante denúncia do Ministério Público nas infrações penais que interferem diretamente no interesse público, mas, por esbarrar na esfera privada do ofendido, dependerá de representação deste, ou, se o ofendido for o Presidente da República, como por exemplo, de requisição do Ministro da Justiça. Com isso, a representação e a requisição constituem condições de procedibilidade da ação penal.

 

Fundamentação:

 

Artigo 129, inciso I, da Constituição Federal

Artigos 24, 26, 27, do Código de Processo Penal

Artigos 100, caput e parágrafo 1º, e 101, do Código Penal

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A ação penal pública é o meio utilizado pelo Ministério Público através da denúncia para promover a futura aplicação do jus puniendi ao delinquente com a sentença do juiz criminal. A ação penal pública é dividida em incondicionada e condicionada. 

A ação Penal Pública incondicionada é uma das formas de ação penal pública em que o órgão acusador oficial (Ministério Público) oferece denúncia em face de um réu. Nessa ação não é necessário de representação do ofendido ou de requisição do Ministro da Justiça, pois, ela não é pública condicionada. 

A ação penal pública é regida pelos seguintes princípios:

Indisponibilidade: o Ministério Público não pode desistir da ação penal já instaurada.

Obrigatoriedade: O Ministério Público tem a obrigação legal de propor a ação penal quanto existe indícios suficientes da autoria e prova da materialidade.

Oficialidade: O Ministério Público é o órgão acusador oficial.

Oficiosidade: Quando há uma ação penal pública incondicionada o Ministério Público atua sem precisar de provocação das partes.

Divisibilidade: a falta de todos os infratores no polo passivo de uma ação penal não obsta que o Ministério Público proponha uma ação penal futura depois de descobrir o paradeiro dos fugitivos. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais